Comissão mista da autonomia financeira da Uern tem primeira reunião

Instituída em 24 de março de 2021, através do Decreto estadual Nº 30.430, a comissão mista composta pelo Governo do Estado para discutir a proposta de autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve sua primeira reunião nesta quinta-feira (22).

A comissão é composta por representantes da Universidade, indicados pela Reitoria da Uern; da Associação dos Docentes (ADUERN); do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN) e do Governo do Estado. A secretária adjunta do gabinete civil, professora Socorro Batista, abriu a reunião reafirmando  o compromisso da governadora Fátima Bezerra com a implantação da autonomia financeira da Uern. “A autonomia financeira da Uern é prioridade para a governadora”.

A comissão será coordenada pela professora Socorro Batista, tendo como secretária a professora Patrícia Barra, representante da Aduern. Ainda na reunião, foram criados três grupos de trabalho, como explica a professora Patrícia Barra: “Durante a reunião, foi feito um resumo da proposta que foi encaminhada pela Universidade para o Governo e também foi feito um histórico da construção dessa proposta e visto a necessidade de atualização do documento e dos dados. Foram criados três grupos de trabalho, sendo um grupo para a atualização do texto da proposta; um segundo grupo para atualização dos dados orçamentários e um terceiro grupo que ficou responsável por fazer um levantamento da legislação e experiências da autonomia em outras universidades estaduais”.

O presidente do Sintauern, Elineudo Melo, também participou da reunião e se mostrou esperançoso em relação à conquista da autonomia financeira da Uern. “É o primeiro passo para tentarmos fechar essa discussão e conseguir a aprovação desse projeto, que é um sonho de toda a Universidade que é conquistar essa autonomia financeira”.

O prazo para a conclusão dos estudos é de 180 dias. A próxima reunião acontece no dia 20 de maio.

Para relembrar – A autonomia financeira da Uern é uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica e um compromisso assumido pela governadora Fátima Bezerra, chanceler da Universidade, em consolidar ainda nesta gestão. Uma proposta de autonomia foi elaborada e aprovada no âmbito da Uern e encaminhada pela Reitoria para apreciação do Governo do Estado.

“Desde o início de nossa gestão, quando fomos procurados pela Reitoria da Uern, professores e entidades representativas, nos colocamos totalmente favoráveis à autonomia financeira da Instituição. Ampliar os recursos de uma Universidade que levou tanta oportunidade para milhares de pessoas no interior do Estado, dando a chance de uma graduação e de uma pós-graduação, é um compromisso ético e administrativo. A criação dessa Comissão Mista é mais um passo dado na construção desse sonho da comunidade da Uern, e que é também um sonho meu”, disse a governadora Fátima Bezerra, por ocasião da publicação do decreto que instituiu a comissão.

“Com a autonomia financeira, a Uern passará a receber todos os meses um duodécimo para gerir a instituição. Com isso, a Universidade terá avanços significativos nas dimensões acadêmicas e estruturais. Sabemos que a autonomia dá certo. Temos exemplo de outras universidades estaduais que conseguiram avançar bastante a partir da autonomia, como é o caso da UEPB”, explicou a reitora Fátima Raquel.

Compõem a comissão:

I – pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN):

  • Iata Anderson Fernandes
  • Adonias Vidal de Medeiros Júnior
  • Galileu Galilei de Medeiros Souza

II – pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN):

  • Patrícia Batista Barra
  • Kelania Freire Martins
  • Francisco Valdomiro de Morais

III – pelo Sindicato dos Técnicos Administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SINTAUERN):

  • Francisco Elineudo de Freitas Melo
  • Fábio Bentes Tavares de Melo
  • Lidiane Morais Fernandes

IV – pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte:

  • Maria do Socorro da Silva Batista (GAC)
  • José Aldemir Freire (SEPLAN)
  • José Ediran Magalhães Teixeira (SEAD)
  • Ana Maria Morais Costa (SEEC)

Confira o decreto na íntegra AQUI.