Núcleo de Estudos sobre a Mulher inicia nesta quarta-feira a Escola de Formação feminista

O Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir (NEM), da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), inicia nesta quarta-feira, 14, às 17h30, o projeto Escola de Formação Feminista. A princípio, as atividades ocorreriam através do Google Meet, mas, devido ao elevado número de interessados, a programação será aberta ao público e ficará disponível no canal do YouTube do NEM.

São sete módulos, que terão a contribuição de docentes e militantes feministas de diversas universidades do Brasil, entre elas as Universidades Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Estadual do Ceará (UECE), de Brasília (UnB) e o Instituto SOS Corpo. A Escola de Formação Feminista tem como objetivo socializar conhecimentos produzidos pelas pensadoras feministas e contribuir com a formação teórico-política de sujeitos políticos diversos: estudantes, ativistas sociais, coletivos, entidades, sindicatos, ONGs, equipamentos sociais estatais.

O primeiro módulo da Escola será sobre “O pensamento de bell hooks” facilitado pela professora doutora Janaiky Almeida, da UFRN. Glória Jean Watkins, mais conhecida pelo pseudônimo bell hooks, é uma autora, professora, teórica feminista, artista e ativista social estadunidense que já publicou 30 livros e vem pautando não só questões do feminismo negro, mas aquelas para pensar os processos educativos, o racismo estrutural, a crítica literária, as subjetividades e a teoria social.

A autora diz: “Imagine viver em um mundo onde todos nós podemos ser quem somos, um mundo de paz e possibilidades. Uma revolução feminista sozinha não criará esse mundo; precisamos acabar com o racismo, o elitismo, o imperialismo. Mas ela tornará possível que sejamos pessoas  – mulheres e homens – autorrealizados, capazes de criar uma comunidade amorosa, de viver juntas, realizando nossos sonhos de liberdade e justiça, vivendo a verdade de que somos todas e todos ‘iguais na criação’. Aproxime-se”.

“Com esse poderoso resumo, bell hooks  abre seu livro O feminismo é para todo mundo (Editora Rosa dos Tempos) e nos convida a pensar sobre o racismo e as relações desiguais entre homens e mulheres e nós convidamos todas e todos a conhecerem o pensamento dessa mulher tão potente e importante para os movimentos negros e feministas”, destaca a coordenadora do NEM, Suamy Soares.