Primeiro balanço registra 15.010 inscrições para a Uern no SiSU 2021; prazo segue até 9 de abril

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) registrou 11.818 candidatos inscritos até as 13h20 desta quarta-feira, 7, no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2021). Ao todo foram 15.010 inscrições, sendo 51% em primeira opção e 49% em segunda opção.

O primeiro balanço mostra que a maioria dos candidatos é do Rio Grande do Norte, com 8.445 inscritos. Outro dado interessante revela que 76,8% das inscrições se enquadram nas ações afirmativas adotadas pela Uern – cota social, cota PPI (Preto, Pardo e Indígena) e Pessoa com Deficiência (PcD). A modalidade Ampla Concorrência tem 23,2% das inscrições.

Até o momento, os cursos mais concorridos são: Medicina (Campus Central), com 2.913 inscrições; Enfermagem (Campus Central), com 869 inscrições; Educação Física (Campus Central) com 813 inscrições; Enfermagem (Campus Caicó), com 518 inscrições; e Direito (Noturno/Campus Central), com 506 inscrições.

A Uern oferta 2.509 vagas distribuídas em 56 cursos de graduação. A inscrição do candidato no SiSU será realizada exclusivamente por meio do acesso à Plataforma do SiSU (http://sisu.mec.gov.br). O prazo foi aberto no dia 06 de abril e segue até as 23h59 do dia 09 de abril de 2021.

Para o SiSU 2021, a Uern não adotará ponto de corte. O pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Wendson Dantas, explica que a medida tem como objetivo promover a equidade e não prejudicar os estudantes que enfrentaram dificuldades devido à pandemia de Covid-19. Dessa forma, o candidato que não tenha zerado nenhuma disciplina no Enem está apto a concorrer às vagas do PSVI da Uern.

Conforme previsão de cronograma divulgado pelo SiSU, a convocação dos candidatos aprovados na chamada regular do PSVI 2021 Uern/SiSU ocorrerá no dia 14 de abril de 2021.

AÇÕES AFIRMATIVAS

Cota Social – Em cumprimento à Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019, nos Processos Seletivos de Vagas Iniciais da Uern, para ingresso nos cursos de graduação, serão reservados por curso e turno, no mínimo, 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas, bem como para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Do percentual destinado à Cota Social, 58% deste deverá ser preenchido por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, percentual que corresponde à população de pretos, pardos e indígenas norte-rio-grandense, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do preenchimento do Formulário de Autodeclaração (disponível no ANEXO IV do Edital), os candidatos pretos, pardos e indígenas poderão passar, a critério da Uern, por procedimento de heteroidentificação, que será realizado por Comissão designada pela Uern, cujos procedimentos e requisitos serão regulamentados por edital próprio.

Cota para Pessoas com Deficiência – Em cumprimento à Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019, 5% das vagas iniciais da Uern serão destinadas a candidatos com deficiência, comprovada por atestado médico fornecido por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Se convocado para ocupar a vaga, o candidato que se declarou Pessoa com Deficiência deverá submeter-se a uma perícia realizada por Junta Multiprofissional constituída por profissionais nomeados pela Uern. A perícia será realizada na cidade de Mossoró/RN, em local, data e horário a serem especificados em edital próprio.

Argumento de Inclusão Regional – Fará jus ao Argumento de Inclusão Regional o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no Rio Grande do Norte. Para o PSVI 2021 será acrescido na pontuação geral obtida pelo candidato que tiver direito ao Argumento de Inclusão Regional o percentual de 10%.

Veja:
➡ EDITAL

➡ ADITIVO

➡ TERMO DE ADESÃO

Todas as informações pertinentes ao presente certame estão disponíveis na página do SiSU: www.uern.br/sisu.