Evento on-line abre o I Seminário Potiguar de Atenção ao Envelhecimento Humano

Foi aberto, na tarde desta terça-feira, 30, o I Seminário Potiguar de Atenção ao Envelhecimento Humano. O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) com parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O seminário foi aberto pela reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais. “É um prazer imenso abrir esse primeiro Seminário Potiguar de Atenção ao Envelhecimento Humano”, comentou. “Momentos como esse são extremamente propícios para que a gente tenha em longo e médio prazo um novo olhar para a pessoa idosa”, frisou.

A conselheira Etilde Gurgel falou em nome das pessoas idosas. “Acredito que agora o que mais precisamos dentro dessa proposta de novo olhar é colocar em prática os direitos já conquistados”, frisou.

A presidente do Cedepi, Tamires Carneiro, falou da alegria da realização do evento. “Os direitos das pessoas idosas é uma pauta cada vez mais importante por causa da necessidade de cuidados que essas pessoas têm”, lembrou.

Na ocasião foi celebrado o lançamento do Pacto Nacional de Implementação da Política Pública do Idoso, cujo objetivo é garantir políticas públicas nesse setor.

O presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa e secretário nacional dos direitos e promoção da pessoa idosa, Antônio Costa, falou sobre o assunto. “Nosso objetivo é colocar os direitos da pessoa idosa em prática e gerar toda uma rede de proteção. Nos ajudem a fazer desse pacto uma oportunidade de incluir todos os municípios”, declarou. Ele lembrou que o Rio Grande do Norte foi o segundo Estado a aderir ao pacto.

A governadora Fátima Bezerra foi representada pela secretária do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social Íris Maria de Oliveira. “Estamos aqui para contribuir para avançar o máximo que for possível na luta pelos direitos da pessoa idosa”, declarou.

Ao final da atividade foi dada posse aos novos conselheiros. “É muito importante a disponibilidade dos novos conselheiros a essa nova política que é tão importante em nossa sociedade, que ainda viola muito os direitos da pessoa idosa”, disse a secretária ao saudar os empossados.