Conselho Diretor aprova convênios da Fuern com várias instituições

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) aprovou seis convênios com diversas instituições em sua primeira reunião ordinária de 2021, realizada na tarde de hoje, 30, por videoconferência.

A primeira aprovação por parte dos conselheiros trata do ingresso da Fuern em uma parceria já existente entre a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio Grande do Norte (EMATER/RN), sob a interveniência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF/RN).

Caberá à Uern ofertar cursos de graduação e pós-graduação no âmbito do Programa Estadual de Formação e Qualificação Profissional para a Vida no Campo (Programa Gente do Campo) do Governo do Estado.

A presidente do Conselho Diretor, reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, parabenizou a iniciativa por “disponibilizar oportunidades de qualificação para essas pessoas que muitas vezes estão às margens da sociedade. Com essa parceria, teremos bons frutos que transformarão a nossa sociedade, que vai transformar a vida do homem do campo”.

Com o convênio entre a Fuern e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), haverá possibilidade do intercâmbio de experiências, estudos, projetos e produções acadêmicas na área de turismo entre as instituições, que já vinham desenvolvendo atividades em conjunto, como o lançamento de uma obra conjunta com protocolos de segurança para retomada do turismo durante a pandemia.

Os demais convênios aprovados pelos conselheiros foram com a Liga de Assistência Social de Pau dos Ferros, a Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, o Município de Tibau e o Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN) para ofertar novos campos de estágios curriculares aos estudantes da Uern.

A isenção de pagamento de taxa de revalidação de diploma de graduação expedido por instituição de ensino superior estrangeira para os refugiados, apátridas e migrantes estabelecidos no RN foi outro ponto aprovado pelos conselheiros na reunião de hoje.

Por fim, os conselheiros elegeram dois novos conselheiros titulares e dois novos suplentes para integrar o Conselho Diretor no biênio 2021-2023.