Projeto Mnemônicas retoma programação de lives neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 15h, a quarta Live do Projeto Mnemônicas terá como tema Arquitetura religiosa & Patrimônio.
Os palestrantes serão o Prof. Dr. Rodson Ricardo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e o arquiteto Daniel Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que discutirão os aspetos arquitetônicos, históricos e simbólicos da Primeira Igreja Presbiteriana de Natal (1896) e da Catedral Metropolitana de Natal (1988). A mediação será da professora Dra. Irene van den Berg (UERN).
A transmissão será pelo YouTube, no canal do Departamento de Ciências da Religião da UERN.
A memória é essencial para a identidade de um indivíduo, de um povo, de uma cidade. A preservação desta memória coletiva gera o nosso patrimônio histórico, material e imaterial. O projeto Mnemônicas, do Departamento de Ciência da Religião, se propõe a divulgar a memória religiosa da cidade de Natal.
Este projeto foi contemplado com Recursos da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério do Turismo e Governo Federal.
“Desde tempos imemoriais, os homens imprimem em espaços de atividade religiosa suas concepções acerca do sagrado. Na tradição cristã, a arquitetura de templos e catedrais expressa, a partir do uso de formas, símbolos, ângulos, proporções, luz e sombras, compreensões que revelam uma relação entre Deus e os homens”, explica a mediadora.
“Para o escritor italiano Ítalo Calvino: ‘A cidade não conta o seu passado, ela o contém como as linhas da mão, escrito nos ângulos das ruas, nas grades das janelas, nos corrimões das escadas, nas antenas dos para-raios, nos mastros das bandeiras’”, cita o professor Rodson.