Uern assina parceria com entidades representantes de cooperativas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Organização das Cooperativas do Estado do RN (OCERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN) assinaram, na tarde de hoje, 3, um acordo de cooperação visando ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições.

Assinada pela reitora em exercício Fátima Raquel Rosado Morais, pelo presidente da Sescoop, Roberto Coelho, e o superintendente da Ocern e da Sescoop, Eduardo Gatto de Azevedo, a parceria foi intermediada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

“São parcerias como essa que reforçam ainda mais nosso papel de inclusão, de transformação social, de mudança de vida. É um prazer estar assinando esse acordo na perspectiva de que renda bons frutos, seja profícua, benéfica pra todas as partes e que possamos cada vez mais transformar vidas”, destacou a reitora.

Roberto Coelho da Silva informa que a cooperação deve propiciar a realização de cursos, estudos, estágios e outras atividades. O dirigente acrescenta que a Ocern está firmando parcerias com prefeituras municipais para implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e a participação da Universidade será imprescindível nesse processo.

“Acreditamos que esse acordo com a Uern vai dar um apoio muito forte nas ações junto com as prefeituras, não só na área do cooperativismo, mas também na área de desenvolvimento das instituições públicas e privadas. Tenho certeza que essa ação conjunta trará muitos benefícios para a sociedade do estado do Rio Grande do Norte”, adiantou o presidente da Sescoop.

Eduardo Gatto ressalta que existia a necessidade de uma aproximação maior com a academia. “Nós que conhecemos o dia a dia do sistema cooperativista, com seus problemas e dinâmicas, precisávamos da ajuda desse campo teórico, de todos os ensinamentos, estudos e pesquisas que a Universidade realiza. Esse acordo vem somar esforços para a gente desenvolver atividades econômicas e produtivas da melhor forma possível para o nosso estado”, argumentou.

O professor Emanoel Márcio, titular da Proex, ressalta que a Uern deve contribuir com inúmeras ações no tripé ensino, pesquisa e extensão. “O ambiente das 164 cooperativas que tem no RN passa a ser um ambiente de ação da Uern, dando sua contribuição ao sistema, numa ação cooperada trazendo benefícios para todos”, comentou.