UERN e FGD firmam acordo para repasse de recursos à universidade

A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), profª. Fátima Raquel, e o presidente da Fundação Guimarães Duque (FGD), Lucas Lúcio Godeiro, assinaram, na manhã desta quarta-feira (13), termo de acordo que garante o repasse à Uern de recursos referentes a saldos remanescentes de projetos de pesquisa executados pela universidade com a interveniência da FGD, fundação de apoio ligada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A reitora da Ufersa, Ludmilla Oliveira, também participou do ato de assinatura, ocorrido na reitoria da Uern.

Pelo termo, a fundação repassará à universidade R$ 2.910.999,45 referentes a saldo remanescente dos projetos “Pesquisa com monitoramento dos encalhes de biota marinha em praias do litoral potiguar e cearense” e “Projeto monitoramento de praias do litoral potiguar e cearense embarcado de biota marinha em especial sobre mamíferos e quelônios”. Ambos os projetos foram executados pela Uern, através do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN), coordenado pelo professor da Uern Flávio Lima.

A reitora Fátima Raquel agradeceu a parceria da Ufersa e da FGD e ressaltou que os recursos serão importantes para viabilidade de ações na universidade. “Todos somos cientes das dificuldades financeiras do nosso estado, o que implica também no dia a dia da universidade. Temos buscado recursos externos, de diversas formas, para garantir a manutenção da universidade e ampliação de suas ações”, comentou. A reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, ressaltou a boa parceria institucional entre as duas universidades. “Sabemos da importância destes recursos para a Uern e ficamos felizes de podermos concretizar a assinatura deste termo”, disse.

O presidente da FGD, Lucas Lúcio Godeiro, disse que, tão logo tomou conhecimento da existência do saldo remanescente dos projetos, tratou de agilizar o repasse dos recursos à Uern. “A FGD está sempre à disposição da Uern”, ressaltou.

Participaram também do momento, o subchefe de gabinete da Reitoria da Uern, Jandson Dantas, e os assessores jurídicos Cibelle Pinheiro (Uern) e Rodrigo Leite (Ufersa).

Os projetos de pesquisa foram executados através de parceria entre a UERN, FGD e Petrobras. O valor global dos projetos foi de R$ 9.875.231,04.