O quadro de pessoal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern encerrará 2020 com mais 54 técnicos administrativos de nível médio e superior e professores prestando relevantes serviços à sociedade potiguar. Ao longo do ano, foram realizadas duas convocações (setembro e novembro) de aprovados no concurso de 2016.
Desde o certame de 2010 até hoje, a renovação de técnicos administrativos chega a quase 2/3. Em relação aos docentes, a mudança é de aproximadamente 1/3 nos últimos 10 anos.
Cerca de 90% dos atuais professores são mestres e/ou doutores e 90% dos técnicos são especialistas, mestres e/ou doutores.
Essa renovação não se dá apenas em números, mas também nas idades e qualificações dos servidores que ingressaram na última década.
“Nós temos hoje um quadro com muitos jovens que impulsionam a Instituição a continuar avançando. Nessa interface entre o novo e quem já está há mais tempo, a gente consegue ainda mais solidificar a força da nossa Instituição”, ressaltou a Reitora em exercício, professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, durante uma solenidade virtual, no dia 7 de dezembro, de recepção aos novos servidores convocados em novembro.
A professora Jéssica Neiva Figueiredo, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – Progep, informa que os docentes ingressantes já possuem titulações de mestrado e doutorado e os técnicos de nível médio e superior com especializações e mestrados.
“Isso faz com que a gente tenha hoje um equilíbrio com relação aos servidores experientes que estão saindo para a entrada dos novos servidores que estão chegando, fazendo com que a gente tenha sim uma continuidade na eficiência do serviço público da universidade, trazendo pessoas com motivação, pessoas que estão com muita vontade de fazer a diferença no serviço público. Isso pra gente é muito gratificante e importante”, avaliou.
Os aprovados no último concurso ainda podem ser convocados, desde que surjam vagas. O prazo de validade do certame foi suspenso em junho em virtude do decreto de calamidade em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesse tempo, não há impedimento para a realização de convocações.
A contagem de tempo será retomada posteriormente, mesmo assim a Uern se antecipou e já solicitou ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte a realização de um novo concurso em 2021.
A Reitora em exercício e a professora Dra. Cicilia Maia, chefe de Gabinete da Reitoria, estiveram com a governadora Fátima Bezerra no final de novembro em busca de apoio para esta e outras pautas importantes para a Universidade.
Apesar de ainda haver pessoas a serem convocadas em algumas áreas, Jéssica Neiva explica que em outras há necessidade de pessoal nos departamentos e nos cursos de graduação da universidade. “Então, nós vamos continuar buscando juntamente ao Governo do Estado essa autorização”, completou.
RECIPROCIDADE
Muitos servidores que chegam à Uern são graduados na própria Instituição ou tem alguém da família que já passou pelos chamados bancos da faculdade.
A mãe, os dois irmãos e o esposo são algumas pessoas mais próximas de Renatha Rebouças que concluíram o ensino superior na Universidade. Ainda como universitária, em 2010 foi aprovada no concurso e em 2019 concluiu o mestrado na própria Instituição.
“Posso, com propriedade, dizer que a Uern faz parte da minha história. O sentimento é de gratidão e de muito orgulho por poder contribuir com essa importante instituição”, destaca a servidora lotada no gabinete da Reitoria.
Francisco Júnior, também graduado no Campus Central, era servidor na área da segurança pública, mas quando houve a convocação para a Uern em abril de 2018 não pensou duas vezes em optar pela mudança.
“Sensação de pertencimento, como quem está sempre em casa. Não restou dúvida de retornar à instituição como forma de contribuição e agradecimento por tudo que a Universidade significa na minha trajetória, bem como pela qualidade, seriedade, solidez e reconhecimento nacional”, enfatizou o servidor lotado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – Proeg.
Além da graduação e especialização, Luziana Filgueira tem sua vida profissional atrelada à Uern desde a aprovação no concurso de 2006.
“Gratidão é o que posso expressar diante do relevante papel na sociedade, e em especial, na minha vida, ao mesmo tempo, sou feliz em fazer parte dessa história e, sobretudo, por acreditar que a Uern fez, faz e fará ainda parte da história de muitos, garantindo assim uma educação gratuita e de qualidade para todos”, enalteceu a servidora, que atua na Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – Dain.
- DUAS CONVOCAÇÕES EM 2020:
29 técnicos de nível médio
14 técnicos de nível superior
11 docentes
- CONCURSO DE 2016 CONVOCOU:
133 técnicos de nível médio
217 técnicos de nível superior
189 docentes