Reitora da Uern reforça importância do fortalecimento da pós-graduação nas universidades estaduais, durante audiência na Capes

A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Profa. Fátima Raquel Morais, discutiu com a Capes a necessidade de fortalecimento dos programas de pós-graduação nas universidades estaduais, principalmente naquelas localizadas na região Nordeste, como a Uern. Acompanhada da chefe de gabinete da reitoria, Profa. Cicília Maia, a reitora em exercício participou de audiência, em Brasília, com o coordenador geral de desenvolvimento setorial e institucional da Capes, Lucas Resende Salviano, na manhã desta quarta-feira (02).

A Uern possui hoje 20 programas de pós-graduação em funcionamento, com 22 mestrados e 4 doutorados. Hoje, 1.100 estudantes estão matriculados na pós-graduação da universidade, que já diplomou 1.300 mestres e doutores.

“Importante destacar junto à Capes o papel social que as pós-graduações das universidades estaduais têm nesta região e o impacto positivo que elas promovem na sociedade. Por isso a importância da correção de assimetrias e fortalecimento dos nossos programas, principalmente com fomento de bolsas às nossas pesquisadoras e pesquisadores”, comentou a professora Fátima Raquel.

De acordo com Lucas Resende a Capes está em processo de implantação de um novo modelo de distribuição de bolsas que, pelo formato, tende a atender melhor programas de pós-graduação com características regionais como os da Uern. De 2018 até aqui algumas universidades tiveram suas cotas de bolsas reduzidas pela Capes, o que gerou prejuízo ao funcionamento de alguns cursos. Em 2018 a Uern possuia 96 bolsas ativas. Hoje são 85 bolsas, distribuídas nos programas de mestrado (73) e doutorado (12). A maior redução ocorreu nas bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), onde a quantidade de bolsas saiu de 10 para 4.

“Apresentamos o potencial dos nossos programas e a necessidade de reativação de bolsas que foram reduzidas ao longo do tempo. Isso é fundamental ao funcionamento e desenvolvimento dos programas”, comentou a chefe de gabinete da reitoria, Cicília Maia.

Portal de Periódicos – Durante a agenda de trabalho em Brasília, as professoras Fátima Raquel e Cicília Maia também foram recebidas pela coordenadora geral do Portal de Periódicos da Capes, Andrea Carvalho Vieira, e pelo coordenador da divisão de execução, acompanhamento e fiscalização do portal, Armando Peixoto.
As duas discutiram a necessidade da concessão, pela Capes, de acesso irrestrito pela Uern ao Portal de Periódicos, importante instrumento de fomento à produção científica de qualidade e democratização do acesso à informação científica internacional. “Com a ampliação de nossos programas de pós-graduação, a abertura do acesso irrestrito ao portal é fundamental no desenvolvimento de nossa política institucional de fomento e fortalecimento à pesquisa científica”, disse a reitora em exercício, Fátima Raquel.