Reitoria volta a se reunir com curso de Medicina

A Reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Profª. Drª. Fátima Raquel Morais, voltou a se reunir nesta segunda-feira (19) com a direção, chefia de departamento e representantes dos estudantes, incluindo o centro acadêmico, e dos técnicos da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs). O objetivo foi discutir estratégias para possibilitar o retorno das atividades do internato o mais breve possível, em especial no que diz respeito aos campos de estágio e preceptoria.

A chefe do departamento de Ciências Biomédicas, Profª. Patrícia Jovelina, apresentou as demandas do departamento e entregou um documento à reitora, que se comprometeu em levá-lo à governadora Fátima Bezerra. “Nós já conversamos com o secretário de saúde, Cipriano Maia, que nos garantiu o campo de estágio nas unidades estaduais de saúde, como é o Hospital Regional Tarcísio Maia. Estamos agendando uma audiência com a governadora para levar outras sugestões para que possam ser tomadas medidas que garantam a formação dos estudantes de medicina da UERN”, explicou a reitora em exercício, Fátima Raquel.

Profª. Patrícia Jovelina, Chefe do Departamento de Ciências Biomédicas

No que diz respeito à preceptoria, a professora Fátima Raquel explicou mais uma vez que existe um projeto de lei em tramitação para amparar o contrato dos preceptores. Ela explicou ainda que atualmente, existe uma Resolução que ampara a existência da preceptoria voluntária, que pode ser uma forma de resolver o problema de forma emergencial, para retorno a curto prazo, durante a tramitação do Projeto de Lei. Ela também relatou a dificuldade de contratação de professores para o curso de Medicina, que muitas vezes não chega a ter inscrição para contratos temporários em determinadas áreas.

Quanto aos campos de estágios, a Chefia de departamento irá indicar alguns serviços de saúde públicos que já se comprometeram em receber os estudantes do internato para que a Reitoria possa oficializar a presença deles nas unidades.

“É um momento em que todos nós precisamos nos dar as mãos para resolver essa questão a curto prazo. Uma vez resolvido, continuaremos perseguindo para encontrar uma solução definitiva para a questão dos preceptores, o que deverá ocorrer a médio e longo prazo. Essa é uma questão legal. Ou todos nós nos abraçamos para resolver essa situação, ou não conseguiremos avançar”, afirmou Fátima Raquel Morais.

Os pró-reitores de gestão de pessoas, Jéssica Figueiredo; de ensino, Wendson Dantas, e o adjunto de administração, Janderson Dantas, participaram da reunião, e estarão em contato direto com a direção da Faculdade e chefia de Departamento para os encaminhamentos da reunião.

Reunião contou com participação de representantes da Facs e Pró-reitores

Na mesma reunião, a reitora em exercício comunicou aos representantes do curso que a empresa contratada pelo Governo do Estado para executar a obra de recuperação da área interditada da Facs já visitou as instalações nesta segunda-feira e já irá iniciar a obra. O prazo de conclusão é de 150 dias.

“Ficamos felizes em chegar hoje na Facs e já encontrar os representantes da empresa, que nos afirmaram que o objetivo é entregar a obra antes mesmo do período estipulado no contrato, afirmou o prof. Fausto Guzen, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde.

A área que será recuperada compreende o auditório, as salas administrativas e a área de convivência e cantina, que havia sido interditada devido a um problema de recalque no solo que comprometeu a estrutura.