Ordem de serviço da reforma da Facs será assinada nos próximos dias

Em reunião com a reitora em exercício, Fátima Raquel Morais e a chefe de gabinete da Reitoria, Cicília Maia, o secretário estadual de infraestrutura, Gustavo Coelho, afirmou que nos próximos dias será assinada a ordem de serviço da obra de recuperação estrutural da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), onde funciona o curso de Medicina. A data da assinatura ainda será confirmada pelo secretário.

A obra compreende a recuperação da área que se encontra interditada: auditório, salas administrativas e cantina/convivência. O projeto básico foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura (SIN), e está orçado em R$ 582.916,21. A empresa vencedora da licitação  realizada no mês de setembro foi a F G CAMPOS MORAIS LTDA – ME.

A reitora em exercício recebeu a notícia com muita alegria, e agradeceu o empenho do secretário para dar celeridade ao processo de recuperação da FACS. “Nossas tratativas começaram em janeiro, e em outubro, já foi feito todo o processo licitatório e iremos assinar a ordem de serviço para o início da obra. Isso se deve ao trabalho conjunto da UERN e do Governo do Estado, por meio da SIN. Só temos a agradecer pela parceria e continuaremos neste diálogo permanente para superar os entraves estruturais da nossa Universidade”.

Segundo Gustavo Coelho, todo esse processo está sendo feito de forma muito responsável. A expectativa é de que a obra seja concluída em 150 dias, a partir da assinatura da ordem de serviço, no entanto, por se tratar de um serviço de recuperação estrutural, é possível que haja alguma situação mais complexa no decorrer na execução da obra. Ele também afirmou que a parceria com a UERN não ficará restrita à Facs. “É uma satisfação para nós saber que a parceria com a UERN está sendo muito produtiva e que não ficará por aqui”.

A área administrativa e de convivência da Faculdade de Ciências da Saúde foram interditadas em março deste ano pela própria Universidade, tendo em vista questões estruturais decorrentes de problemas de recalque de solo. Antes disso, em janeiro, o secretário Gustavo Coelho já havia realizado vistoria do local, junto com a equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura.

Relembre o processo de interdição da área da Facs

Construtora prevê entrega do Campus de Natal para dezembro

A obra de conclusão do Campus de Natal também foi pauta da reunião entre a Reitoria e a Secretaria de Infraestrutura. De acordo com o secretário, a intenção é a construtora entregar a obra em dezembro de 2020.

O representante da HB Engenharia, empresa responsável pela obra, Hélio Nelson, participou da reunião. Ele afirmou que mais de 80% do serviço já foi executado, e a expectativa é de que o Campus seja entregue no dia 15 de dezembro.

O diretor do Campus de Natal, Chico Dantas, também participou da reunião, afirmando que fica tranquilo em saber que 80% da obra já foi concluída.

Ainda na reunião, a UERN apresentou ao secretário Gustavo Coelho o andamento dos processos referentes às emendas parlamentares direcionadas à Universidade, no valor de R$ 23 milhões, direcionados à UERN através da bancada federal e do Governo do Estado. Ao todo, foram firmados 12 convênios, contemplando todos os campi da Universidade. Todos os convênios foram assinados no final de 2019.