I Congresso Nacional Uern reuniu em torno de 1.700 pessoas e encerrou atividades discutindo a inclusão

Ao longo dessa semana, em torno de 1700 pessoas participaram das atividades do I “Congresso Nacional Uern: saberes em desafio”, evento inserido na programação comemorativa dos 52 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern. Transmitido pela internet, o alcance de todo o conteúdo é ainda maior.

Organizado pelas Pró-reitorias de Extensão – Proex, e de Pesquisa e Pós-graduação – Propeg, o evento ofertou 12 mesas-redondas, algumas ocorrendo de forma simultânea, dez oficinas diferentes, cinco apresentações culturais e cinco conferências com professores da Uern e de outras instituições de ensino superior.

O encerramento foi realizado nesta sexta-feira (25), com a conferência “A Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior”, ministrada pelo professor Esp. Antonio Carlos Cardoso (UFPE), tendo como mediadora a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar (UERN). Professor de Libras do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, o pesquisador Antonio Carlos é surdo e compartilhou sua experiência e desafios na área de inclusão. (A conferência pode ser assistida AQUI).

Em sua fala, a chefe de Gabinete, profa. Cicília Maia agradeceu o empenho de toda a equipe organizadora e destacou a consolidação do evento, anunciando a segunda edição para 2021. “O congresso teve o importante papel de possibilitar que a gente comemorasse o aniversário de 52 anos da Uern com a sociedade, tivemos a presença de pessoas de todos os campi. Tudo foi articulado visando levar o melhor para vocês. Construir com vocês o nosso amanhã é como uma semente plantada pela universidade. Sejamos nossa própria transformação, eu acredito que o caminho para essa transformação concreta é a educação”, comentou Cicília.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodolfo Lopes afirmou que o evento superou todas as expectativas. “Os temas conseguiram abarcar diversas áreas do conhecimento. Deixo nosso agradecimento a todos os envolvidos. Foi um dos maiores eventos realizados pela Uern. Apesar do cenário de pandemia, conseguimos congregar pessoas em torno de temas transversais e fizemos com que essa semana que antecede o aniversário da universidade, fosse trabalhada de forma propositiva, isso ratifica o papel de instituição socialmente referenciada”, afirmou Rodolfo.

O professor Emanoel Márcio Nunes, pró-reitor de Extensão, também ressaltou a dedicação, harmonia e eficiência da equipe organizadora: “Os números do evento já demonstram sua grandiosidade. O alcance do evento foi nacional, já que envolvemos grandes nomes. O congresso foi muito bem conduzido, por isso o sucesso”, comentou Emanoel Márcio.

O coordenador do Congresso, Hallyson Dantas, fez questão de mencionou os nomes das pessoas que integraram a equipe organizadora e dedicou uma apresentação especial na flauta do chorinho “Carinhoso”, composição de Pixinguinha.

Para ter acesso aos links das conferências clique aqui: http://www.uern.br/congresso/default.asp?item=conferencias