Atividades de Extensão da Uern continuam mesmo na pandemia

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern permaneceu ativa desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo não tendo atividades de forma presencial e aulas, as quais só foram retomadas dia 8 de setembro após a suspensão iniciada em março. A Pró-Reitoria de Extensão – Proex contabiliza 41 projetos em execução nas mais diferentes áreas, alcançando cerca de 20 mil pessoas.

Os eventos, formações, cursos, lives, atendimentos em saúde, capacitações, entre tantas ações, vêm sendo conduzidos, orientados ou apoiados pela Proex em parceria com departamentos, faculdades, pró-reitorias em todos os campus da Instituição.

“A Uern não parou, é um período, inclusive, que as ações se multiplicaram e se intensificaram. Os próprios ambulatórios de saúde passaram a agir fortemente com suas ações de combate ao coronavírus”, comentou Emanoel Márcio, pró-reitor de Extensão.

O enfrentamento à doença ganha força quando alunos e professores produzem álcool em gel, soluções sanitizantes e máscaras de proteção para distribuir em hospitais e unidades de saúde de várias cidades potiguares.

O Centro de Atenção e Cuidado Interprofissional em Saúde da População LGBTT+, executado pela Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde e Comunidade em parceria com a Proex, manteve os atendimentos. Foi criado em outubro de 2019 como um centro cuidador e formador em abordagens multiprofissionais – enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, assistência social, direito, medicina e terapeutas integrativos – para atender de maneira integral a população LGBT de Mossoró.

O objetivo é garantir à população LGBTT+ acolhimento e acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo SUS que contemplem as necessidades específicas dessa população.

Atendimentos no Ambulatório LGBTT+ estão acontecendo, por enquanto, às quartas-feiras à noite

“O Centro de Atenção e Cuidados tem como objetivo a construção de uma linha de cuidado à população LGBTT+, tendo em vista que é uma população desassistida, negligenciada e com dificuldades de acesso aos outros serviços da rede. O projeto possibilita esse acesso e essas pessoas conseguem ser atendidas de forma adequada”, explica o coordenador e professor Dr. Lucídio Clebeson de Oliveira.

Por enquanto, os atendimentos estão acontecendo nas quartas-feiras, a partir das 18h, na Faculdade de Enfermagem (Rua Dionísio Figueira, Centro). Os agendamentos são feitos pelo número (84) 99638-9133 ou via direct do Instagram do @ambulatoriolgbttrn.

O projeto conta com a parceria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa, Maternidade Almeida Castro, Prefeitura de Mossoró e pesquisadores de outras universidades.

O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Nupics, também da Faculdade de Enfermagem, continua realizando várias ações com diversos públicos para minimizar os efeitos da pandemia.

Na Faculdade de Educação, os projetos vão da “Quarta Cinematográfica”, “Teatro Imagem na Sala de Aula”, “Projeto Mathēmatikós”, passando por lives do Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE) e “Degustação Literária” até o “UERN vai à escola: formação e acompanhamento da gestão escolar”, cujo objetivo é contribuir para uma formação humana, crítica e engajada, atuando nos eixos de formação política, de professores, gestores e leitores, numa dimensão virtual, dado o contexto de pandemia.

“Ação Pró-TEA”, desenvolvido por docentes e alunos de Medicina e tendo como foco o Transtorno do Espectro Autista – TEA, e o programa de extensão do Comitê Local da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Comitê Local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA BRAZIL LC UERN) – PECLUERN são destaques de ações da Faculdade de Ciências da Saúde neste período.

“CineBio” e “Expedição biológica”, “A Botânica sob um novo olhar na escola pública de Mossoró”, capacitação pedagógica com as ferramentas Google na Educação e o “FANATicos da Química” são algumas iniciativas dos cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais.

Do Campus Avançado de Caicó, destacam-se a “Oficina do Hálito” e as lives do projeto “Mínima Intervenção, Máxima Proteção”, promovendo ações de saúde bucal; o encontro virtual do Serviço de Atendimento Clínico Odontológico em Prótese Dentária, Oclusão e Disfunção Temporo Mandibular (DTM), numa parceria do Curso de Odontologia com a Prefeitura Municipal de Caicó-RN; o “Ensino e treinamento do suporte básico de vida nas escolas” e o projeto “Vamos envelhecer juntos?”.

Este último propicia o compartilhamento de saberes e práticas com um grupo de idosos acerca do processo de envelhecimento humano, na busca do cuidado de si e do outro, tendo como a base a interprofissionalidade e a intergeracionalidade.

ARTE PARA QUEM PRECISA

Durante os cerca de seis meses de pandemia e isolamento social, as pessoas acabaram recorrendo às lives, entre outros formatos, para consumir arte, cultura e diversão. Existem muitas discussões e estudos sobre a importância das manifestações artístico-culturais nas nossas vidas.

Apresentações musicais de forma remota são frequentes nesse período de isolamento social

“Temos diversas ações artísticas acontecendo no formato virtual, espetáculos de dança e teatro, concertos de música, fortalecendo a relação familiar, favorecendo pessoas com alguma dificuldade psicológica, contribuindo significativamente pra que essas pessoas tenham um dia ou uma semana mais leve, a partir do contato com a arte”, comentou Hallyson Dantas, chefe do Departamento de Educação, Cultura e Artes da Proex.

Além de transmitir arte, argumenta Hallyson, os professores, técnicos e alunos envolvidos oferecem momentos de leveza para as pessoas que estão em casa, em distanciamento social e longe dos seus amigos e familiares.

“Essas ações têm sido cruciais. As pessoas têm se envolvido mais com arte, pesquisado mais sobre arte e podemos constatar isso com as ações realizadas pela internet, com a quantidade de pessoas que interagem e as formas como isso acontece”, acrescentou.

PROJETOS E AÇÕES EM EXECUÇÃO

– Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF)

– Abordagens teóricas e práticas em perícia contábil

– Núcleo de Estudos e Ações Integradas na Área da Criança e do Adolescente (NECRIA)

– Centro de Atenção e Cuidado Interprofissional em Saúde da População LGBTT+

– Ambulatório das Residências em Saúde

– Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS)

– Educação em Rede

– Núcleo de Atividades Físicas, Esporte e Lazer (NAFEL)

– Projeto Quarta Cinematográfica

– Projeto de extensão: teatro imagem na sala de aula

– Projeto “Mathēmatikós: grupo colaborativo em Educação

– Lives organizadas por e com participação de integrantes do LEFREIRE

– Degustação Literária

– Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE)

– Projeto de Extensão UERN vai à escola: formação e acompanhamento da gestão escolar

– Projeto Ação Pró-TEA

– Programa de Extensão do Comitê Local da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Comitê Local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA BRAZIL LC UERN) – PECLUERN

– CineBio: luz, câmera e discussão

– Expedição biológica: luz, câmera e discussão

– Atividades Acadêmico-Científicas e Culturais

– A Botânica sob um novo olhar na escola pública de Mossoró-RN

– Capacitação Pedagógica: Ferramentas Google na Educação

– FANATicos da Química

– Laboratório de Produção Escrita Acadêmica (LAPEA)

– Projeto de Extensão Cultural Choro e Seresta (PECCS)

– Oficina de Flauta doce

– Camerata de Cordas da UERN

– Escola inclusiva: ação tecida no cotidiano

– Debate, café e cinema

– Jornadas Fé em debate

– HIEROFANEWS: Projeto de criação de um plano de comunicação para o curso de Ciências da Religião

– BNCC e Ensino Religioso: discussões e proposições para a prática pedagógica

– Oficina do Hálito

– Mínima Intervenção, Máxima Proteção

– Serviço de Atendimento Clínico Odontológico em Prótese Dentária, Oclusão e Disfunção Temporo Mandibular (DTM) – Uma parceria do Curso de Odontologia da UERN com a Prefeitura Municipal de Caicó-RN

– Fórum de debates sobre problemas cruciais de nossa época

– Ensino e treinamento do suporte básico de vida nas escolas

– Projeto Despertando vocações: conhecendo o curso de Enfermagem

– Projeto Vamos envelhecer juntos?