Comissão Especial de Consulta elabora Caderno Sobre o Ensino Remoto

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Comissão Especial de Consulta, disponibiliza para a comunidade o Caderno Sobre Ensino Remoto. O material foi elaborado pela Comissão designada para tratar sobre a retomada das atividades acadêmicas por acesso remoto na UERN.

Coordenado pelo professor Wendson Dantas, pró-reitor de Ensino de Graduação, o Caderno conta com a colaboração de professores, estudantes e técnicos da UERN.

O material explica o que é o ensino remoto e apresenta os motivos de sua implantação na UERN, bem como as plataformas a ele integradas, os suportes e dicas sobre o planejamento e execução das atividades.

Conforme o material, “O ensino remoto nos remete, em contexto de pandemia, à ideia de uma ação intencional, rápida e circunstancial de fazer o encontro do docente com seus discentes, acionando interfaces para trazer os alunos para o diálogo formativo”.

O ensino remoto pode ser utilizado para:

• Desenvolver a autonomia do aluno;
• Flexibilizar o acompanhamento das atividades;
• Permitir a gestão flexível de horário e flexibilidade de ambientes físicos;
• Criar situações didáticas nas quais a presença física seja limitada;
• Acompanhar o progresso dos alunos com auxílio de dados e algoritmos inteligentes;
• Criar vínculo institucional contínuo entre docentes-discentes e discentes-discentes por meio de redes e interfaces de comunicação on-line;
• Promover atividades formativas por meio de interfaces e dispositivos digitais síncronos e assíncronos;
• Propiciar processos de avaliação diagnóstica visando conhecer a situação atual dos alunos.

➡ Acesse o CADERNO SOBRE ENSINO REMOTO e veja o material completo.

Retomada das atividades – O início do semestre letivo 2020.1 da UERN se dará no dia 31 de agosto, com o Planejamento, e no dia 8 de setembro, têm início as aulas de forma remota. A decisão foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UERN) no dia 13 de agosto.