Palestra dá início à Campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual

Texto: Lilia Santana – estagiária de Jornalismo

A terceira edição da Campanha de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve sua abertura na tarde da terça-feira, 25, com transmissão através do canal da Uern TV no YouTube. #TamoJunto é o tema da campanha institucional.

A palestra “Resiliência, trabalho remoto e bem-estar do servidor em tempos de pandemia”, foi proferida pela gerente de Gestão de Pessoas do Sebrae Simone Pedrosa e contou com a moderação do professor Esdras Marchezan.

A chefe de Gabinete da Reitoria, professora Dra. Cicília Maia, representando o reitor Pedro Fernandes na solenidade, sinalizou o compromisso e a preocupação da Uern sobre a questão do assédio.

“Tenho que registrar que a Universidade tem buscado cada vez mais humanizar suas ações, com o foco em nossos servidores, tendo como estratégia a escuta dos nossos técnicos, docentes e discentes. A Universidade tem encontrado ações importantes de capacitação e também de atendimento psicossocial utilizado por servidores e familiares”, destacou.

A professora Elizabeth Veiga, ouvidora da Universidade, enfatizou que a Instituição está cada vez mais próxima dos servidores.

“Tratamos esse tema com essa ideia de acolhimento. As pessoas que são assediadas precisam ser acolhidas e é isso que a Universidade se propõe a fazer”, comentou.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Jessica Neiva, abordou o novo momento que estamos vivenciando.

“Há necessidade de falar sobre assédio para termos um ambiente de trabalho mais saudável, e isso hoje se reporta ao remoto, as relações de trabalho mudaram nesse período, isso é muito claro. Pessoas que antes tinham um determinado momento no presencial podem mudar o comportamento”, avaliou.