Propostas de calendário remoto na UERN continuam em apreciação no Consepe

Continuam em apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consepe/UERN) as propostas para o retorno das atividades acadêmicas através do ensino remoto, ou seja, utilizando as plataformas digitais.

Nesta quinta-feira (6), o Consepe se reuniu para apreciar dois importantes processos para a Instituição neste momento de pandemia. O primeiro diz respeito à oferta de componentes curriculares por meio de ensino remoto, ofertado através de um calendário suplementar. O voto do relator, Prof. Henderson Santos, foi pelo indeferimento, considerando uma série de questões legais apresentadas pela Assessoria Jurídica da UERN, em seu parecer. A maioria dos conselheiros seguiu o voto do relator.

O segundo processo diz respeito não mais a um calendário suplementar, mas ao calendário regular referente ao semestre letivo 2020.1 também através do ensino remoto. O calendário foi suspenso em 31 de março devido à pandemia do Novo Coronavírus.

O Conselheiro Arthur Ebert, um dos representantes dos estudantes no Conselho, falou sobre o posicionamento “A gente finalmente está discutindo essa pauta tão polêmica. Eu sou do DCE, e todos vocês sabem o quanto a gente promoveu assembleias, lançamos nota e sempre nos posicionamos contra essa volta remota do semestre, mas fazendo a análise da conjuntura mundial, hoje nós vimos que não tem como esperarmos por mais tempo. Grande parte do corpo discente está esperando a volta às aulas, e passamos a trabalhar com a redução de danos”, afirmou.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) elaborou duas propostas de calendário para o semestre remoto, uma com início no dia 17 de agosto e a outra, em 24 do mesmo mês. Em seu voto, a relatora Profª. Ana Dantas apresenta uma terceira proposta, com início também no dia 24, porém dividindo o semestre letivo 2020,1 em módulos, além de outras modificações no texto da minuta original.

A votação da proposta porém, ficou para a próxima semana. O Conselheiro Prof. Gutemberg Dias pediu vistas e se comprometeu a entregar seu voto em até 24 horas, dando celeridade ao processo, que agora segue regime de urgência.

A reunião foi presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Morais parabenizou a professora Ana Dantas pelo zelo na elaboração da proposta e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que tem realizado um trabalho exaustivo ao longo desse período de pandemia. Ela também falou sobre os danos que atingem a comunidade acadêmica.

“Em um contexto desse de pandemia, danos já existem. Muitos de nós sentem a dor desses estudantes que estão angustiados, querendo retomar para poder concluir sua monografia ou para não perder mais tempo da sua formação. Também recebemos mensagens de estudantes angustiados com a dificuldade de viver o ensino remoto, pela dificuldade por este novo formato de ensino-aprendizagem”.

A próxima reunião do Consepe está agendada para a quarta-feira (12).