Webinário discute transformações na pós-graduação lato sensu

 “A pós-graduação lato sensu na interface entre a universidade e o mercado” foi tema da segunda edição do projeto Uern Ciência – Webinários, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Propeg/Uern). O evento foi transmitido nesta sexta-feira, 3, pelos canais do Youtube e do Facebook da UERN TV. 

Com a mediação do professor Kleberson de Oliveira Porpino, da Propeg, o Webinário contou com a participação do Prof. Dr. José Elesbão de Almeida, chefe do setor administrativo de curso de pós-graduação da Propeg, e da Profª. Vera Lúcia Lopes de Oliveira, chefe do Departamento de Administração do Campus Central. Os convidados abordaram a essência dos cursos lato sensu na Universidade, seus objetivos e suas transformações para atender cada vez melhor as demandas do mercado de trabalho. 

Conforme o professor José Elesbão, diferente da essência da pós-graduação stricto sensu, que preza prioritariamente pela pesquisa, os cursos lato sensu são voltados para a capacitação técnica. “Neste sentido, os cursos de especialização na Uern passaram por mudanças nos últimos anos, no intuito de dar respostas mais eficientes às demandas existentes no mercado”, destaca. 

Ele informa que de 2013 a 2019, a Uern capacitou mais de 1.500 alunos de especialização, por meio de 66 cursos. “Isso representa um grande impacto positivo no mercado de trabalho e na economia da região”, frisa Elesbão, revelando que pretende elaborar um estudo para avaliar o impacto das pós-graduações lato sensu da Uern no mercado de trabalho, e mensurar o efeito da atuação destes profissionais. 

No ano passado, a Universidade aprovou 21 novos cursos em lato sensu, sendo alguns em parceria com a Escola de Governo voltados para servidores estaduais. São cursos nas áreas de gestão da inovação, segurança, hotelaria, turismo, licenciamento ambiental, alfabetização, direitos humanos, finanças e controladoria, entre outros. A ideia é que os novos cursos possam começar até o final deste ano. 

“O mundo pós-pandemia vai exigir profissionais cada vez mais capacitados para atender as demandas da sociedade. E nós temos capacidade instalada para todas as áreas do conhecimento para ofertar essa qualificação”, afirma José Elesbão, ressaltando a importância dos cursos de especialização oferecidos pela Universidade. 

A professora Vera Lúcia complementou que além da interação mercado e academia, os cursos lato sensu também contribuem para a produção científica na Universidade. “Ao final do curso de especialização, os alunos elaboram artigos. Esses materiais podem ser utilizado para a confecção de revistas científicas ou outros produtos para pesquisa”, observa.  

Ela enfatiza que os cursos de especialização possibilitam uma troca de conhecimentos entre mercado e a Universidade. “A partir dessa interação, vamos fazendo mudanças na grade nos cursos de especialização, nivelando a difusão do conhecimento de acordo com a exigência do mercado”, destaca. Essa constante atualização possibilita maior aproveitamento do cursos e, consequentemente, resulta na formação de profissionais cada vez mais qualificados. 

O Uern Ciência – Webinários é uma ação da PROPEG/UERN, em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN. O projeto é realizado toda sexta-feira, nos canais da UERN TV no Youtube e Facebook. 

Os vídeos dos webinários ficarão disponíveis na página da UERN TV no Youtube.