Solução Sanitizante será distribuída em hospitais e unidades de saúde de Mossoró e mais cinco cidades

Professores e estudantes do curso de Química e do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), iniciam na próxima semana o cronograma de distribuição da solução sanitizante produzida durante as Oficinas Formativas desenvolvidas com o objetivo de auxiliar no combate à pandemia de Covid-19.

O produto será distribuído em alguns hospitais e unidades de saúde de Mossoró, Areia Branca, Apodi, Santana do Matos, Felipe Guerra e Martins.

A solução sanitizante foi produzida na terceira etapa do projeto de Química no combate a Covid-19 – a primeira etapa contou com a confecção de máscaras de tecido e a segunda foi a produção de sabão líquido. A produção ocorreu nos laboratórios do Campus Central, com a colaboração de alunos da graduação e da pós-graduação.

A solução sanitizante é concentrada e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com vários estudos que comprovam sua eficiência.

A professora Kelânia Mesquita informa que estão prontas 150 ampolas e mais 30 serão produzidas na segunda-feira (29), totalizando 180 ampolas para distribuição na quarta-feira, 1º de julho, o que vai render 1.440 litros de solução. “Cada ampola possui 20 ml e rende 8 litros de solução sanitizante. Essa solução deve ser borrifada sobre superfícies e objetos para destruir vírus, fungos e bactérias. Vamos preparar mais 125 ampolas, que renderão 1.000 litro para uso na UERN”, explicou Kelânia, acrescentando que as ampolas são acompanhadas de um material explicativo, que orienta sobre a diluição e uso do produto.

Todas as medidas de segurança no combate à transmissão da Covid-19, tanto na produção como na distribuição do produto, são respeitadas pelas equipes de voluntários.