UERN participa de monitoramento de novas manchas de óleo que surgiram no litoral do RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Projeto Cetáceos da Costa Branca, participou do trabalho de limpeza dos fragmentos de óleo na praia de Tabatinga, no município de Nísia Floresta.

O serviço realizado ontem, 24 de junho, foi anunciado pelo Comando Unificado de Incidentes do Rio Grande do Norte (COEMORN).

Por meio de nota, a entidade tranquilizou a população de que as medidas estão sendo tomadas e que os resíduos foram enviados para o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), no Rio de Janeiro.

O professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos Costa Branca, é um dos profissionais consultados pelo COEMORN. “Parte do óleo pode ter sido depositada no fundo do mar ou na praia e reaparecer meses após, em função das condições meteorológicas e oceanográficas, como direção e velocidade dos ventos e das correntes marítimas no atual período. Entretanto, somente análises laboratoriais podem confirmar a relação com o derramamento de 2019”, diz.

Ele acrescentou que através do Projeto Cetáceos da Costa Branca vem contribuindo com o monitoramento das manchas de óleo.“A UERN oferece ao Comando e o Governo do Estado um assessoramento técnico e científico com estratégias de como enfrentar o aparecimento do óleo nas praia. Verificamos os impactos socioambientais nas comunidades pesqueiras. Isso continua até hoje porque seguimos com as atividades”, acrescentou.