UERN Talks promove discussão sobre Avaliação e indicadores de qualidade no ensino superior

O papel da avaliação nos cursos de graduação das instituições de ensino superior e os desafios para melhoria dos indicadores de qualidade no ensino de graduação e pós-graduação foram discutidos na edição do UERN Talks desta quarta-feira (24).

O programa contou com as presenças de: Prof. Dr. Aécio Cândido, membro do Conselho Estadual de Educação (CEE/SEEC) e vice-reitor da Uern nas gestões do prof. Milton Marques de Medeiros – 2005/2009 e 2009/2013; Profa. Dra. Cicília Maia Leite, chefe de Gabinete da UERN; Profa. Dra. Mayra Fernandes Ribeiro, assessora da Avaliação Institucional da UERN; e Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira, conselheiro do CEE/SEEC e pró-reitor adjunto de gestão de pessoas da UERN. A mediação foi do jornalista Esdras Marchezan, professor do curso de jornalismo e assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN.

Você pode assistir o programa na íntegra através do canal da UERN TV no Youtube (Clique AQUI).

O professor Aécio Cândido falou sobre o papel do Conselho Estadual de Educação e os desafios em construir indicadores que, de fato, reflitam o caminhar das instituições. Profundo conhecedor dos processos formativos e avaliativos, Aécio abordou ainda o contexto da educação pós-pandemia. “Os desafios geram respostas inovadoras, acredito que a educação pós-pandemia virá com elementos novos. Eu destaco esse conceito de letramento digital, citado por Mayra Ribeiro, e a escuta sensível, citada por Cicilia Maia”, afirmou Aécio Cândido.

Prof. Aécio Cândido, membro do Conselho Estadual de Educação

Sobre a presença de dois professores da Uern no Conselho Estadual de Educação, Aécio afirmou que esta é uma conquista da Universidade. “É um reconhecimento do Conselho ao papel da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, um papel fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É a UERN que forma a maioria dos professores que vão atuar na educação básica”, comentou Aécio.

Profa. Cicilia Maia, chefe de gabinete da Uern

Cicília Maia destacou o caráter precursor da Uern, ao priorizar a interiorização do ensino superior. “Não é fácil fazer esse trabalho. Quando nenhuma instituição estava no interior do RN, nós já estávamos. Temos uma universidade consolidada, com números expressivos”, ressaltou Cicilia citando que mais de 90% dos professores da Uern possuem doutorado ou mestrado, um reflexo da política de capacitação docente empreendida nos últimos anos.

Profa. Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da Uern

Para a professora Mayra Ribeiro a cultura da avaliação tem crescido no âmbito da Uern. “Temos os questionários de avaliação docente para os professores e estudantes a cada semestre. Temos também a avaliação dos técnicos que é anual. Todo esse processo vai possibilitando que a universidade se conheça e que ela planeje e se organize a partir dessas demandas”, citou Mayra abordando outros aspectos da avaliação e a importância da co-responsabilização e auto-avaliação.

Prof. Wogelsanger Oliveira, membro do Conselho Estadual de Educação e pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas da Uern

Também membro do Conselho Estadual de Educação, Wogelsanger Oliveira falou sobre os desafios para garantir a qualidade da avaliação. “Todos nós, como educadores, estamos diante de um desafio muito grande que é repensar esse processo de avaliação. Estamos sendo provocados diante das circunstâncias atuais para repensarmos os processos de avaliação. Eu acredito que esse é um momento muito singular”, afirmou Wogelsanger se referindo ao contexto da pandemia.

A conversa atraiu diversos comentários e perguntas, inclusive de professores de outras Instituições:

O UERN Talks é uma ação que integra a política de fortalecimento da divulgação científica da universidade, numa parceria entre a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV e Agecom/UERN. O programa é transmitido ao vivo, a partir das 16h, nos canais do Youtube e Facebook da UERN TV e no canal 23.1 da TCM.