UERN fecha série histórica de colações de grau virtuais, com videoconferência marcada pela emoção

Fechando a série de seis solenidades, iniciada no dia 11 de maio passado, e antecedida por outras duas, em abril, que atendeu à necessidade de antecipar a conclusão dos cursos de medicina e enfermagem, a reitora em exercício da UERN, Profa. Dra Fátima Raquel Rosado Morais, presidiu, na tarde desta quarta-feira(27),  a útima assembleia universitária de colação de grau por videoconferência do calendário 2019.2

O formato surgiu devido ao isolamento social imposto pelo combate à pandemia de Covid-19, amparado por leis, decretos, portarias, e pela necessidade da UERN em continuar entregando os profissionais que forma ao mercado, como explicou a reitora em exercício.

Não presencial, sim. Sem emoção, de jeito algum. Mesmo distantes, os 21 formandos conectados e conectadas, sendo a maioria do Campus de Natal, se emocionaram e emocionaram os professores participantes da videoconferência, expressando gratidão pelos conhecimentos compartilhados e incentivos ao longo dos anos em que estiveram nos bancos da UERN.

Em alto, bom e som sem ruído na conexão, se comprometeram com o juramento proferido pelo concluinte Waldney Souza de Andrade (Ciência da Computação –Natal) e receberam o grau de bacharelado em Ciência da Computação, Direito e Turismo; de licenciatura em Ciência da Religião, Letras e Pedagogia; e de tecnólogo em Gestão Pública, requeridos à presidente da assembleia pelo concluinte Osmar Bezerra Calixto Oliveira (Turismo – UERN Natal).

Em seu discurso, o orador Renarlly César de Almeida Rocha (Direito – Natal) falou aos pares sobre a relação e o compromisso de cada um com a justiça social no exercício das respectivas profissões, homenageou os professores e agradeceu aos familiares.

Ao abrir a palavra a quem quisesse se pronunciar, a reitora em exercício propiciou o momento mais emocionante da colação de grau virtual. Vários dos conectados e conectadas se apresentaram para manifestar seus agradecimentos e emoção pela conquista ora assegurada.

Entre eles, Janilson Gomes Correia da Costa (Ciências da Religião – Natal) agradeceu aos mestres e diretores pela dedicação e incentivo. Assim como, Waldney Souza de Andrade (Ciência da Computação – Natal) aproveitou pra fazer um agradecimento especial aos professores que nunca desistiram dele nos anos que levou para concluir o curso e declarou ter muito orgulho de carregar o nome da UERN. Outro que se emocionou e emocionou a todos foi César Fernando da Silva Dantas (Ciências da Religião – Natal), que ressaltou sua gratidão aos professores que o auxiliaram e o motivaram em momentos de dificuldade.

Diante de tantas manifestações, o diretor do Campus de Natal, Prof. Dr. Chico Dantas registrou a felicidade dele e enviou um abraço virtual a todos, mas, com voz embargada, sequer conseguiu concluir as palavras que pretendia dizer, ressaltando que a emoção desta colação virtual foi até mais intensa do que muitas outras presenciais das quais participou.

A Profa. Araceli Sobreira fez votos  “que o humanismo de Paulo Freire siga na profissão” dos agora egressos, e os Prof. Drs. Carlos Sérgio Gurgel e Carlos André Guerra, coordenadores dos cursos de Direito e Ciência da Computação, respectivamente, do Campus de Natal, parabenizaram a todos.

A reitora em exercício Fátima Raquel explicou que abrir a palavra nas colações por videoconferência foi a forma que encontrou de sentir a emoção de todos e de cada um, para construir sua fala à assembleia. “Não levo discursos prontos. Cada colação de grau é um momento de renovaçao de esperança e energia, pois vemos o quanto a UERN representa na vida de cada um dos graduados. Isso, nos recarrega, para seguir trabalhando”, disse.

A reitora em exercício ressaltou o pioneirismo da UERN nas colações de grau virtuais para todos os cursos, lembrando que buscou base legal para instituí-las, com o objetivo de que a vida dos concluintes pudesse seguir.  Para isso, registrou a atuação e dedicou agradecimento especial à equipe do cerimonial, que, segundo ela, se reinventou para assegurar lugar de vanguarda à UERN.

Ainda sobre as falas dos agora egressos, a reitora em exercício lembrou que a UERN tem um corpo docente unido pela missão de ajudar e não de obstacular, comparando a universidade a uma grande família, cujos “filhos”, agora seguirão suas vidas, sob olhares orgulhosos dos ex-professores, que irão, nas palavras dela, “comemorar, mesmo à distância, o sucesso futuro de cada um”.

Encerrada a cerimônia, com os microfones abertos e todos se congratulando, ao som We Are The Champions por Freddie Mercury, ouviu-se uma  voz dizendo: “Essa foi a melhor colação grau!”. (Nota da redatora: Eu, que a assisti e relato, digo que concordo)