UERN discute participação no Parque Tecnológico do RN

O Fórum de Diretores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) discutiu na manhã desta quinta-feira (14), com a gestão universitária, a participação da Instituição no Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX).

O Parque Tecnológico do RN será instalado no município de Macaíba, em uma estrutura já erguida, que ocupa uma área construída de 15 mil metros quadrados, originalmente pensada para abrigar a Escola Lygia Maria Rocha Leão, com área total de 50 mil metros quadrados. Seu objetivo é fomentar, apoiar e desenvolver atividades relacionadas à ciência, à tecnologia, ao empreendedorismo e à inovação, por meio da promoção da sinergia entre
academia, governo e empresas em todo o Rio Grande do Norte.

A UERN está no projeto como uma das Instituições Fundadoras. O professor Chico Dantas, Diretor do Campus de Natal é o representante da Universidade no Comitê de Estruturação do Parque, composto por Instituições de Ensino Superior (IES), poder público e órgãos da iniciativa privada. Ele apresentou o projeto do Parque aos demais diretores da UERN, e a necessidade da Universidade definir o portfólio de serviços que serão ofertados pela Instituição.

“O Parque Tecnológico é o maior projeto do Estado do Rio Grande do Norte. A UERN, como a Universidade do Estado, não poderia ficar de fora da concepção desse projeto e está entre as suas instituições fundadoras. É um projeto grandioso, e uma excelente alternativa para o Estado”, avaliou Chico Dantas.

A chefe de gabinete da Reitoria,  Cicília Maia, ressaltou as vantagens da capilaridade da UERN para o enriquecimento das ações ofertadas pela Instituição. Ela também destacou a importância da UERN estar entre as instituições fundadoras do Parque. “A UERN estar, nesse momento, como fundadora é muito bom. Podemos entrar com várias iniciativas, em vários campi. É importante que toda a Universidade esteja envolvida neste projeto”, afirmou Cicília Maia.

“O Parque Tecnológico representa a soma de esforços de todas as entidades que desenvolvem ações de inovação no Rio Grande do Norte, que irá potencializar o alcance
de fomentar as vocações econômicas, científicas e tecnológicas em todo o
Estado. Nesta perspectiva, a UERN já desenvolve inúmeras ações e projetos que poderão engrandecer ainda mais o Parque Tecnológico, que será um marco no desenvolvimento do Estado”, avaliou Fátima Raquel Morais, reitora em exercício da UERN.

Os diretores irão discutir a participação junto aos Conselhos Acadêmico-Administrativos (CONSADs) de cada unidade.