Estudantes da UERN Caicó orientam catadores e coletores de lixos urbanos sobre a Covid-19

Estudantes do curso de Enfermagem do Campus Avançado de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), estão disponibilizando um grupo de WhatsApp, com informações e orientações sobre a prevenção da COVID-19, o coronavírus. A ação é voltada para catadores e coletores de lixos urbanos da região do Seridó.

De acordo com a estudante Beatriz Azevedo, uma das integrantes do projeto, o grupo surgiu como parte integrante do plano de ações da UERN em Caicó contra a COVID-19. “A ideia é formar grupos de ações a distância com orientações sobre o coronavírus”, diz a estudante. Os catadores e coletores de lixos urbanos foram escolhidos como público-alvo da ação por estarem ativamente na linha de frente no enfrentamento à COVID-19 e com isso estão mais suscetíveis ao risco de contaminação.

O grupo é administrado por oito alunos, e conta com uma professora, um técnico-administrativo do Campus de Caicó e 19 coletores e catadores de lixos urbanos. O estudante Gustavo Kennedy, também voluntário do projeto, destaca que todas as orientações repassadas no grupo têm como referência os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Para Beatriz Azevedo, a ação é bastante enriquecedora tanto para os catadores quanto para os alunos envolvidos. “Além de podermos ajudar a comunidade, o projeto permite que possamos colocar em ação o que nos é passado durante toda graduação, e mostrar para a comunidade que a UERN existe e é ativa para com ela”, afirma.

Ela ressalta que o grupo também permite uma troca de conhecimento com o público-alvo. “Eles possuem algumas informações sobre a COVID-19 que veem na TV, mas também recebem muitas notícias falsas por outros meios. Então, eles sempre estão nos procurando em busca de informações”, relata. Gustavo Kennedy complementa que os catadores e coletores de lixo urbano têm no grupo acesso à informações segundo as orientações dos órgãos de Saúde, o que contribuiu para auxiliar nas ações de prevenção à COVID-19.

Quem desejar ser adicionado ao grupo pode entrar em contato com os estudantes através dos telefones: (84) 98116.1922 ( Beatriz) ou (84) 99830.0646 (Gustavo).