Comissão começa a elaborar plano de retomada de atividades na UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) reuniu nesta segunda-feira (04) a Comissão Especial de Consulta para auxiliar a Reitoria nas decisões para a retomada
das atividades administrativas e acadêmicas ao término do isolamento social causado pela pandemia do Covid 19.

O trabalho da comissão, segundo a reitora em exercício Fátima Raquel Morais, é discutir e apontar sugestões para a retomada dos trabalhos na Instituição. “Esse grupo tem o perfil de estudar o que iremos fazer, dentro da Universidade, nessa retomada. Como iremos fazer, como a gente pensa o nosso calendário diante desse contexto, como a gente pensa a nossa estrutura física, quais são os insumos que iremos precisar, como estão os nossos alunos e servidores como um todo no acesso à tecnologia, para poder pensarmos essas estratégias de forma efetiva”, explicou Fátima Raquel.

A presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Patrícia Barra, também compõe a comissão. Ela falou sobre a importância do trabalho ser focado no retorno das atividades. “Se a gente vai voltar presencial ou on-line, não sei, mas um fato é que um dia, nós vamos voltar às atividades de forma presencial. O momento é inseguro, mas eu creio que devemos ter um foco para começar, e o foco seria voltar presencial. O presencial do futuro não é o presencial do passado. Nós vamos voltar diferentes. Nossa preocupação, num primeiro momento, é ver as condições da Universidade para que possamos voltar presencial”, analisou a presidente da Aduern.

Sobre as necessidades para o retorno presencial, a engenharia de segurança do trabalho da UERN, Sara Barroso, apresentou o estudo “Recomendações de Segurança nas Instalações da FUERN – Prevenção à Transmissão do Covid 19”. No documento, a engenheira elenca todas as situações e aponta as necessidades para que as atividades voltem de forma presencial de forma segura, desde a adequação das salas de aula até a distribuição de insumos para a comunidade acadêmica. “Não sabemos quando será o retorno, mas independente da data, um dia iremos retomar as atividades presenciais, e nós precisamos estar preparados para essa volta. Não será um retorno comum, devemos trabalhar com várias adaptações, sempre levando em consideração as recomendações das autoridades em saúde”, afirmou a engenheira.

A comissão foi subdividida em grupos de trabalho, que deverão elaborar propostas de acordo com as dimensões acadêmica, tecnológica e estrutural (administrativa), que deverá ser apresentado no dia 12 de maio.

Representantes dos fóruns de diretores e dos chefes de departamentos; e dos professores, estudantes e técnicos administrativos, além da gestão universitária compõem a comissão.