NÃO PUBLICAR AINDA Simpósio de Segurança do Paciente do RN chega à sua quarta edição

Iniciado no curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e hoje com dimensão interestadual, o Simpósio de Segurança do Paciente do RN chega à sua quarta edição com o tema “Gestão de qualidade em saúde e segurança do paciente: uma revolução do cuidado”. O evento será realizado no dia 27 de março, no Auditório Amâncio Ramalho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A programação conta com mesa de abertura, palestras, apresentação de posters e mesa-redonda discutindo formação interprofissional e integração ensino-serviço, experiências e qualidade em saúde e segurança do paciente.

O evento, realizado pelo Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente (NEQSP), é bem próximo a abril, considerado o mês de segurança do paciente, com destaque para o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

“Nós temos muitas ocorrências, eventos adversos, que são situacionais, que não deveriam acontecer e que causam graves danos e até mesmo a morte dos pacientes, como uma medicação incorreta, ausência de cuidados, infecção hospitalar. Um dos maiores problemas que temos na cidade são as quedas. Os pacientes caem dos leitos ocasionando graves lesões e até óbito”, explicou a professora Érica Louise, diretora da Faculdade de Enfermagem (FAEN).

No ano passado, a UERN fechou um convênio com a Universidad Católica de Murcia (UCAM), da Espanha, para intercâmbio de experiências científicas, culturais e linguísticas entre a comunidade acadêmica das duas instituições. A palestra de abertura, por videoconferência, será proferida pela Profª. Drª. Adriana Catarina de Souza Oliveira, da UCAM.

O evento é beneficente em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma vez que os alimentos não perecíveis doados pelos participantes como forma de inscrição serão destinados à instituição.