Comunicado sobre interdição de espaços na FACS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) informa que, tendo em vista as questões estruturais apresentadas na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), mais especificamente sobre o conjunto edificado composto pelo auditório e pelo pátio coberto (cantina e secretaria), a equipe técnica desta instituição tem feito o acompanhamento constante dessas condições e buscado alternativas para solução dos problemas de recalque de solo.

A execução da obra, no entanto, depende da disponibilidade orçamentária da Instituição, que se encontra, desde 2018, limitada pelas determinações do Ofício-Circular nº 001/2018-GE/RN e, no ano de 2019, pelos Decretos Estaduais Nº 28.689, de 2 de janeiro de 2019, e Nº 28.708, de 18 de fevereiro de 2019. Diante desse impedimento, e reconhecendo a relevância da obra para o funcionamento da faculdade, a gestão universitária tem buscado colaboração do Governo do Estado para execução das obras necessárias, e apresentado esta como uma das demandas orçamentárias e financeiras essenciais da FUERN, em caráter de urgência.

Em uma ação conjunta, UERN e Governo do RN, através das secretarias de Infraestrutura e de Planejamento, somam esforços para sanar o problema no menor prazo possível.

Nesta segunda-feira (9) será aberto o processo de contratação de empresa para realização de estudo de permeabilidade e sondagem de solo, uma das etapas necessárias para a execução da obra.

Reconhecemos e reforçamos a importância da disponibilização da infraestrutura do auditório e pátio, mas justificamos que a interdição precisa ser mantida como medida preventiva, de modo a garantir a segurança da comunidade acadêmica.

Informamos também que todas as atividades que se desenvolviam no espaço recentemente interditado já estão sendo relocadas para outras áreas dentro da FACS, para que sua funcionalidade não seja prejudicada.