UERN e Governo do RN irão capacitar jovens agricultores em produção audiovisual

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 31, o Governo do Estado e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinaram um Termo de Cooperação Técnica para cursos de capacitação e produção de audiovisual em comunidades rurais da região. O documento foi assinado pela governadora Fátima Bezerra e a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais.

A parceria entre o Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB), do Departamento de Comunicação (DECOM), e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF) prevê a produção de documentários, podcasts, especiais multimídia, e diversos outros produtos informativos sobre a vida das populações que habitam o semiárido potiguar, muitas delas atuando na agricultura familiar. Além de capacitação de jovens moradores do campo.

De acordo com o subchefe do DECOM, Fabiano Morais, as ações serão realizadas por estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet da UERN. “A parceria é importante tanto para os jovens moradores das zonas ruais quanto para os estudantes da UERN. Através do termo de cooperação, a SEDRAF oferecerá bolsas que possibilitarão que os alunos dos cursos do DECOM possam aperfeiçoar na prática o conteúdo que aprendem em sala de aula”, destaca.

A governadora Fátima Bezerra destaca que a capacitação dos jovens e produção audiovisual na zona rural representam mais uma importante parceria entre o Governo e a UERN em prol da cidadania. O titular da SEDRAF, Alexandre de Oliveira Lima, ressalta que a parceria possibilitará que jovens de comunidades rurais passem por um processo de capacitação em audiovisual.

A vice-reitora Fátima Raquel enfatiza que a parceria é fundamental para aproximar os jovens da zona rural das novas tecnologias, ao mesmo tempo em que possibilitará a produção audiovisual sobre as pessoas que vivem no campo, sua rotina e trabalho. “É uma forma de valorizar a agricultura familiar e as pessoas da zona rural”, frisa.

Fabiano Morais enfatiza que a parceria envolve o DECOM, por meio do HiperLAB que é um projeto de extensão do curso de Jornalismo da UERN, coordenado pelo professor Esdra Marchezan. A proposta é envolver alunos que não estão no HiperLAB e da UERN TV na produção de documentários, mostrando a potencialidade do campo de forma transmidiática, com conteúdo para a TV e mídias digitais.