Fátima Bezerra toma posse como governadora do RN e Chanceller da UERN

Fátima Bezerra (PT) e Antenor Roberto (PCdoB) tomaram posse nesta terça-feira (1) nos cargos de governadora e vice-governador do Estado do Rio Grande do Norte, em cerimônia conduzida pelo Chefe do Poder Legislativo, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Em seu primeiro discurso, a governadora destacou os marcos de pioneirismo das mulheres potiguares na política, destacando que é a única mulher a tomar posse como governadora de um estado em todo o país. “Sou a única mulher a tomar posse hoje como governadora. A única governadora eleita em todo o país. Eleita pelo estado onde as mulheres primeiro conquistaram o direito ao voto; que primeiro elegeu uma mulher ao cargo de deputada estadual; e que teve a primeira prefeita eleita em toda a América Latina. Por isso, trago aqui a memória de Maria do Céu Fernandes, de Alzira Soriano, de Clara Camarão, de Nísia Floresta, de Alta de Souza, de Celina Guimarães e Dona Militana. De todas as mulheres potiguares e brasileiras que me inspiram cotidianamente a seguir a luta. Vocês tomam posse hoje comigo”.

Fátima Bezerra também destacou a situação financeira e fiscal do Rio Grande do Norte, classificando como um quadro dramático. “Nosso foco, antes de mais nada, será organizar as contas para colocar em dia o pagamento dos servidores. Isso exigirá de nós muito esforço fiscal, tanto para conter o crescimento das despesas obrigatórias como para ampliar a arrecadação”.

Ao assumir o governo do RN, Fátima Bezerra assume também o cargo de Chanceler da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto e a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais prestigiaram a cerimônia de posse.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância da UERN para superar o quadro de desafios apresentado pela governadora. “A UERN tem papel estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. O capital humano  tem feito a diferença para muitas pessoas no serviço público. E formar capital humano é o que nós fazemos em todo o Rio Grande do Norte. A UERN é uma capacidade instalada, uma comunidade que tem muito boa vontade em ver esse estado se desenvolvendo. E a governadora poderá sempre contar com essa Universidade para contribuir com o Rio Grande do Norte”, afirmou o reitor.