UERN promove ciclo de palestras sobre economia do meio ambiente

O Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DEC/UERN) iniciou, na segunda-feira, 16, o primeiro ciclo de palestras com o tema Economia do Meio Ambiente.

Realizado em parceria pelos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Ambiental, o evento ocorreu na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), no Campus Central, sob a organização da Profª. Ms. Genivalda Cordeiro Costa, da Profª. Drª. Katherine Bezerra e do Prof. Dr. Francisco Carlos.

De acordo com os organizadores, a ideia do ciclo de palestras surgiu a partir das disciplinas de Economia do Meio Ambiente, do curso de Ciências Econômicas, e de Economia Ambiental, do curso de Gestão Ambiental, e contou com o apoio dos docentes das faculdades envolvidas.

“A gente pretende, a partir dessa edição, que é, vamos dizer assim, um ensaio, uma coisa de sala de aula, mas vamos usar como uma ideia, um laboratório, para que a gente transforme isso num evento de economia do meio ambiente. Então, a gente espera o próximo ano repetir, mas já dentro de uma outra roupagem maior”, explicou o Prof. Dr. Francisco Carlos.

Segundo Genivalda Cordeiro da Costa, chefe do DEC/UERN, os cursos pretendem realizar esse tipo de evento com maior frequência, de modo a possibilitar ao aluno o debate de temas atuais, além do cumprimento, na própria UERN, de parte da carga horária extracurricular.

Embora tenha havido um período de inscrições, o ciclo esteve aberto ao público, possibilitando que alguns professores liberassem seus alunos para assistir a conferência.

Nesse primeiro dia, a programação incluiu duas palestras: uma a cargo do Prof. Dr. Mairton França, com o tema “Instrumentos econômicos da gestão dos recursos hídricos”; e a outra sob a responsabilidade do Prof. Dr. Nildo Dias, que debateu sobre “Agricultura familiar e convivência com o semiárido”.

“A gente está tentando desenvolver uma linha de pesquisa [sobre o tema], para trazer essa questão da água para o debate da economia”, adiantou Mairton França, o primeiro palestrante. Sua lição envolveu o mercado da água na perspectiva atual e futura.

Segundo dia

O ciclo de palestras prossegue nesta terça-feira, 17, a partir das 19h, na FACEM (sala do 4º período de Economia) com mais dois temas. O engenheiro agrônomo e deputado federal Beto Rosado debate sobre “Energias Renováveis: oportunidades e tendências” e o Prof. Ms. Alexandre Lopes trata das “Cidades sustentáveis: necessidades, limites e oportunidades”.

Para os participantes, o ciclo de palestras oferece um certificado de 3 horas/aula por dia comparecido.