FACS promove confraternização natalina do projeto “Mãe primavera”

Na manhã desta quinta-feira, 12, a Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), promoveu uma confraternização natalina para as participantes do projeto “Mãe primavera”, como parte do encerramento das atividades em 2019.

Às pacientes, foi oferecida uma palesta sobre HPV e exames preventivos, sob a responsabilidade dos alunos Samuel Santos e Jofraklin Andrade, ambos do 9º período, seguido por um café da manhã.

Surgido em 2013, o “Mãe primavera” é uma proposta da FACS/UERN que oferece atendimento a adolescentes gestantes de Mossoró e região de forma humanizada e gratuita. Atualmente, há cerca de 450 pacientes, sendo 250 cujo início da assistência ocorreu ainda este ano.

De acordo com a coordenadora clínica do projeto, professora Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes, as novidades de 2019 incluíram a aquisição de um aparelho de cardiotocografia, usado para avaliar os batimentos cardíacos do bebê, e a realização do teste oral de tolerância à glicose, rastreio para diabetes na gravidez.

“A gente sempre está elaborando orientações novas, respeitando as linhas de cuidado para o pré-natal e tentando estar de acordo com as diretrizes vigentes”, destacou a professora.

Os atendimentos são promovidos todas as quintas-feiras pela manhã. Em média, há 15 pacientes por dia.

Camila Monielly, 19 anos, grávida de nove meses, conta que ficou sabendo do projeto por amigos. E assim que descobriu sua gestação procurou o ambulatório da FACS, onde são realizados os atendimentos. “O atendimento é excelente”, relatou.

Samuel Santos, aluno da Universidade e um dos palestrantes desta manhã, disse que a sua experiência acadêmica no projeto “é interessante pelo fato de que a gente que vai ser médico já lidar com a realidade social. Muitas vezes, uma menina de, por exemplo, 13 anos engravida num contexto familiar conturbado e sem condições sociais de pagar exames. Então, a gente aprende a lidar com a realidade mesmo”.

Integram o “Mãe primavera” os Programas de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia e Medicina de Família e Comunidade da UERN/PMM, o estágio supervisionado em Ginecologia e Obstetrícia da FACS/UERN e a LIGA de Ginecologia e Obstetrícia da FACS/UERN.

Os atendimentos serão retomados em 9 de janeiro de 2020.