Faculdade de Ciências da Saúde desenvolve ações do “Dezembro Vermelho”

O Centro Acadêmico Carlos Ernani Rosado (CACER), da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), promove nesta semana ações relacionadas ao “Dezembro Vermelho”, em alusão ao período de conscientização e combate ao HIV/AIDS.

Iniciada na segunda-feira, 2, a campanha realiza nesta sexta-feira, 6, um Cine Debate acerca das representações da pessoa vivendo com HIV (PVHIV) sob a ótica da mídia cinemática, com base na discussão do filme “The Normal Heart”, cuja exibição começa às 17h, no auditório do Ambulatório da FACS/UERN.

O longa-metragem, dirigido por Ryan Murphy (conhecido por criar e escrever as séries “Nip/Tuck” e a comédia-drama musical “Glee”), narra a história do início da crise da AIDS em Nova York nos anos 1980.

Parceiro na campanha, o Comitê Local da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte da International Federation of Medical Students Associations (IFMSA Brazil UERN) desenvolverá uma reunião temática sobre o “Dezembro Vermelho” neste sábado, 7.

Na oportunidade, a Profª. Drª. Andrea Taborda Ribas da Cunha, da FACS, oferecerá capacitação, das 13h às 15h, aos estudantes do curso de Medicina sobre auxílio em situações de vulnerabilidade social da PVHIV, com o uso de tecnologias leves.

No domingo, 8, ocorrerá o encerramento da semana temática com uma ação educativa de conscientização e combate ao HIV/AIDS com estudantes de Medicina da UERN, a ser realizada entre as 17h e 19h, na praça do Memorial da Resistência de Mossoró (MRM).

A campanha foi iniciada no dia 2 com uma exposição de abertura em uma sala temática com dados sobre a história do HIV/AIDS.