Orquestra de violões da EdUCA volta a se apresentar na Escola de Governo

A Orquestra de Violões da Escola de Extensão da UERN (EdUCA) se apresentou, nesta quarta-feira (20), na abertura do I Seminário Estadual: desafios e avanços da saúde do trabalhador e da trabalhadora na atenção primária à saúde do RN, que acontece na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

O convite à Orquestra foi feito após o sucesso da apresentação na abertura do 13º Congresso de Gestão Pública do RN, dia 12 deste mês, também na Escola de Governo. “Depois da apresentação no CONGESPRN, fomos procurados e convidados para a apresentação na abertura desse Seminário e de outro evento que ainda não está confirmado”, conta a coordenadora e regente Bárbara Mattiuci.

“Estamos ensaiando há um ano. A Orquestra de Violões precisa de um tempo para se entrosar e acho que estamos conseguindo isso agora. Essas apresentações são muito importantes para nós. São oportunidades de mostrar nosso trabalho e nosso crescimento, em contato direto com o público”, comemora Mattiuci.

A Orquestra de Violões foi formada em setembro de 2018. É uma iniciativa institucional de extensão, de caráter permanente, que surge a partir dos cursos de extensão de violão oferecidos pela EdUCA, junto ao Campus de Natal. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estimula a formação de grupos para o desenvolvimento dos processos artísticos, bem como proporciona condições de funcionamento das atividades.

Para a professora Irene van den Berg, coordenadora administrativa da EdUCA, a criação dos grupos artísticos na EdUCA consolida um espaço de formação artística ao mesmo tempo em que oportuniza a montagem de produtos culturais para circulação em espaços para além do ninho da UERN. “A Orquestra de Violões vem desempenhando com excelência essa experiência, apresentando-se em importantes solenidades das áreas da gestão pública do RN. Esses convites revelam a qualidade do trabalho, ao mesmo tempo em que mostram o quão sério é o trabalho da UERN com a extensão Universitária”, registra Irene van den Berg.

Da apresentação desta quarta-feira, participaram os músicos Sylvania Maria Fernandes, Raianny Julliete, Anna de Azevedo, Raimunda Rocha de Oliveira, Alcione Pinho Bezerra, Francisca das Chagas da Silva Oliveira, Edson Rocha de Oliveira Guimarães e Heloizy Valessa Nascimento Santos.

No repertório as canções Luar do Sertão (Catullo da Paixão Cearense), Chorinho (Marcelo Brazil), O Mundo é um Moinho (Cartola), O Caderno (Toquinho), Toada (Marcelo Brazil) e Asa Branca (Luiz Gonzaga).