UERN dá continuidade à ação em defesa da Serra do Lima, em Patu

Quando uma chama começa, os dias verdes terminam!

Este é o tema central da campanha da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Prefeitura de Patu para conscientizar sobre a recuperação e preservação da Serra do Lima, que foi alvo de incêndios no mês de setembro, comprometendo a fauna e a flora da região.

No último sábado (21) a Universidade realizou uma capacitação de educação ambiental com agentes multiplicadores de Patu, entre eles, professores da educação básica, agentes de saúde, entre outros. A capacitação foi realizada no Campus da UERN em Patu, e conduzida por estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade, que desenvolvem pesquisas sobre a fauna, flora e recursos naturais da Serra do Lima e sobre a problemática do lixo.

O prefeito Rivelino Câmara participou da abertura da capacitação e ressaltou a importância da parceria firmada com a UERN em torno da recuperação das áreas atingidas, destacando o projeto elaborado pelos pesquisadores da Universidade e apresentado pelo reitor Pedro Fernandes.

“Sabemos que é imprescindível recuperar as áreas atingidas pelo incêndio em nossa Serra, ao mesmo tempo em que assumimos a tarefa de conscientizar a população para que situações como a ocorrida em setembro não voltem a acontecer”, afirmou o prefeito.

Ainda na abertura, o professor do Departamento de Gestão Ambiental, Wendson Dantas, que representou o reitor Pedro Fernandes no evento, falou sobre o compromisso da Universidade com o município de Patu e com a Serra do Lima, que é campo de pesquisa para estudantes e professores de vários campi da UERN. O professor também falou sobre o trabalho que a Instituição está desenvolvendo junto à Prefeitura para minimizar os efeitos do incêndio.

“É um trabalho a curto, médio e longo prazo. Paralelo ao projeto de educação ambiental, estamos realizando o monitoramento das áreas afetadas a partir das imagens fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, fazendo o comparativo com os registros que temos de antes do incêndio. Vamos acompanhar a recuperação natural dessas áreas, principalmente após o período chuvoso, para só então determinar as áreas e as formas que poderemos interferir no sentido do reflorestamento”, explicou o professor.

A capacitação foi marcada pelo protagonismo dos estudantes da graduação e pós-graduação da UERN. Os estudantes Micarla Alves e Cláudio Diêgo apresentaram  “Estudos Ecológicos na Serra do Lima e suas implicações antrópicas”, enquanto Exlley Clemente ministrou palestra sobre “Lixo tecnológico, Redes sociais e suas influências na educação e conscientização”. Egressa da UERN, e estudante da pós-graduação, Isabela Clemente conduziu uma dinâmica finalizando a capacitação.

Estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito Gilberto Moura; o reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, padre Telmo Feitosa; a professora Maria de Fátima Dutra, que representou a diretora do Campus de Patu, Cláudia Tomé; a titular da Secretaria Municipal de Educação e da Cultura, Maria Vioneide Linhares; a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Shelly Holanda, representando o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ricardo Vieira, e Sherman Suassuna, coordenador da 4ª Faxina Ecológica.

No domingo (27), alunos, professores e técnicos da UERN participaram da Faxina Ecológica da Serra do Lima. O evento mobilizou uma grande multidão, que retirou o lixo no acesso ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. Os tipos de lixo recolhido no percurso, em geral papel, plástico e garrafa pet, são possíveis causas de incêndio, além de poluir o local, prejudicando as espécies vegetais e animais presentes na Serra do Lima.

Um dos projetos da Universidade é colaborar para que o santuário religioso da Serra do Lima torne-se também um santuário ecológico.