UERN participa de audiência pública na Assembleia Legislativa sobre intolerância religiosa

O Núcleo de Estudos e Debates da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), atendendo proposição da deputada estadual Isolda Dantas, realizou nesta sexta-feira (25) audiência pública sobre “A intolerância religiosa no Rio Grande do Norte”, que aconteceu no Auditório Deputado Cortez Pereira.

A audiência é parte dos debates promovidos pela Frente Parlamentar em defesa dos povos tradicionais do RN, que teve seu lançamento no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante as comemorações dos seus 51 anos, no Culto aos Orixás.

A Universidade estava representada pela Profª. Drª Eliane Anselmo da Silva, do Departamento de Ciências Sociais e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UERN (NEAB). Ela falou sobre a importância da academia no combate ao racismo e a intolerância religiosa e apresentou as ações da UERN e do NEAB sobre a temática em pauta.

A partir de 2019, a Universidade passará a adotar as cotas étnico-raciais para ingresso na Instituição, de acordo com lei sancionada pela governadora Fátima Bezerra. Além disso, a UERN desenvolve um projeto de extensão de Mapeamento de terreiros de Mossoró, realizado pelo NEAB. A professora também destacou a necessidade do componente curricular Relações Étnico-Raciais nas licenciaturas da UERN, para a formação adequada dos profissionais da educação.

Participaram da audiência, além da deputada Isolda Dantas, os deputados estaduais Souza Neto e Francisco do PT. Na mesa também estavam presentes representantes do candomblé, umbanda e jurema de Natal e região e representantes do Governo do RN, Ufersa, IFRN, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outras autoridades.