Aluna do curso de Letras de Pau dos Ferros representará a UERN em evento na Colômbia

A aluna Maria Eduarda Diógenes Araújo, do curso de Letras-Língua Inglesa do Campus de Pau dos Ferros, irá representar a UERN, na Colômbia, na próxima edição da Infomatrix Sudamérica – evento internacional de tecnologia que premia estudantes em áreas como desenvolvimento de software, divulgação científica, linguagem e arte digital.

Em setembro deste ano, Maria Eduarda recebeu o segundo lugar na edição brasileira da Infomatrix, realizada na cidade de Araranguá, em Santa Catarina.

Durante o evento, a estudante apresentou o trabalho “A influência da língua materna no processo de aquisição e aprendizagem de uma língua estrangeira”, construído a partir da análise de aulas e textos realizados por estudantes de língua inglesa.

“Desenvolvi esse projeto focando especificamente na língua inglesa, e nas dificuldades durante a aquisição do idioma”, relata a aluna.

Entre as conclusões obtidas através do estudo, aponta, está a relevância do uso da língua alvo durante o aprendizado. “O foco não é diminuir a importância da língua materna, pois os conhecimentos linguísticos que já possuímos também são importantes, mas sim fazer com que a língua alvo seja cada vez mais trabalhada em sala de aula”, enfatiza.

A estudante apresentou o trabalho em Santa Catarina, em setembro deste ano

Com a premiação no evento em Santa Catarina, Eduarda recebeu também uma bolsa para estudar inglês na universidade norte-americana Hancock International College, no estado da California, em 2020. A participação na edição da Colômbia se dará entre os dias 7 e 9 de novembro.

“Representar a UERN foi uma experiência extremamente incrível e de grande responsabilidade. Senti-me muito realizada quando consegui conquistar esses prêmios, levando também o nome da Instituição para um maior reconhecimento. Além de dialogar com professores de outros estados do Brasil, que elogiaram a Universidade”, comenta Eduarda.