UERN terá dois titulares no Conselho Estadual de Educação

Os professores Wogelsanger Oliveira Pereira e Aécio Cândido de Sousa foram nomeados pela governadora Fátima Bezerra para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE) da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) para um mandato de 4 anos.

A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (9).

O professor Aécio Cândido ressaltou a importância do Conselho em zelar pelo cumprimento das normas relativas à oferta do ensino, na Educação Básica e na Educação Superior. “Em grande medida, o CEE é o guardião de um contrato social importante, o contrato que, expresso pela legislação, estabelece em que condições de infraestrutura e em que condições pedagógicas o ensino deve ser oferecido”. Ele também falou sobre as exigências para que o ensino atinja os objetivos almejados. “Há exigências em relação à carga horária total dos cursos, aos componentes do currículo, aos recursos didáticos, à capacitação do corpo docente, à acessibilidade às dependências da escola, etc. O CEE cuida, pela análise da documentação que é submetida a ele, para que cada escola e cada curso, de Nível Fundamental, Médio ou Superior, funcione dentro do padrão de qualidade desejado pela sociedade”.

O professor Wogelsanger Oliveira agradeceu pela nomeação e pela oportunidade de contribuir com a educação do Estado do Rio Grande do Norte através do Conselho Estadual de Educação. Ele também avaliou a nomeação dos professores da UERN como um gesto de acolhida do Governo do Estado em relação à Universidade. “Minha primeira palavra é de agradecimento pela oportunidade de vivenciar mais de perto o que este órgão deliberativo do Estado nos proporciona a desempenhar. Num segundo plano fica a marca pelo gesto e acolhida do governo em priorizar a UERN para participação dos novos desafios da educação do RN”.

Wogelsanger Oliveira é professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) e atualmente é adjunto da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). Aécio Cândido é professor aposentado da Instituição, tendo ocupado vários cargos administrativos, inclusive vice-reitor da UERN.

Também foram nomeados Luiz Eduardo Brandão Suassuna e Otávio Augusto de Araújo Tavares.

O CEE é um órgão técnico que se dedica às normas e opina sobre os temas relativos à Educação, tendo responsabilidades com instituições de ensino públicas e privadas no Rio Grande do Norte. O Conselho é composto por 13 conselheiros titulares com um mandato de quatros anos e cinco conselheiros suplentes.