“UERN Viva Rio Branco” encerra programação comemorativa dos 51 anos

“Estamos encerrando as comemorações dos 51 anos da UERN junto com a sociedade, mostrando o que a gente sabe fazer, reforçando o papel de uma universidade socialmente referenciada”, destacou a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, durante a programação do “Viva UERN Rio Branco”. A atividade foi realizada no último domingo, 29, ao longo do corredor cultural, na avenida Rio Branco.

Nesta edição especial, a programação contou com mais faculdades envolvidas. “Tivemos a presença do curso de Biologia, do Núcleo de Estudos e Ensino de Línguas (NEEL), da Faculdade de Letras e Artes (FALA), do Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Direito (FAD), entre outras ações que estão desde a primeira edição do projeto”, informa o coordenador do “Viva UERN Rio Branco”, Luís Marcos Guerra.

Ao longo da avenida Rio Branco, alunos do curso de Medicina desenvolveram ações de saúde, como orientações sobre os cuidados com a automedicação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entre outros. O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (NUPICS), da Faculdade de Enfermagem (FAEN), também esteve presente com ações de auriculoterapia.

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) realizou uma roda de conversa no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM). Também no Memorial foram desenvolvidas ações de contação de histórias, com alunos da Faculdade de Educação; atendimento do NPJ, da Faculdade de Direito; orientações com alunos do curso de Biologia; atividades do projeto Hiperlab, do Departamento de Comunicação Social, entre outros. No espaço do Cafezal, o público prestigiou apresentações culturais da Camerata de Cordas, do Coral da UERN, da Escola de Música, e o grupo de violão de alunos do projeto Extensarte.

O NEEL da FALA esteve presente na Praça de Convivência com ações lúdicas divulgando os cursos de idiomas. “Estamos com jogos, karaokê e atividades que divulgam a cultura de países que usam o inglês e espanhol como idiomas oficiais”, afirma o professor Nílson Barros, coordenador do Núcleo. Ao longo do corredor cultural, a Faculdade de Educação Física comandou as ações esportivas, com o treino funcional e o Fit Dance, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

A programação do “Viva UERN Rio Branco” foi prestigiada pelo deputado federal Beto Rosado, que parabenizou a iniciativa da UERN em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró. “Fico muito feliz em chegar a avenida Rio Branco e encontrar um grande público prestigiando as ações. A parceria entre Universidade e Município está levando diversos serviços de saúde, lazer e cultura à sociedade”, diz.

Chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Raquel Maia externa a alegria de encerrar a programação dos 51 anos com o “Viva UERN Rio Branco”. “É uma satisfação fechar o mês de setembro comemorando com a sociedade. Estamos trazendo as nossas ações para fora dos muros da UERN, cada vez mais aproximando a Universidade da população”, frisa.

“UERN PELA VIDA”

Dentro da programação do “Viva UERN Rio Branco”, foi realizado o encerramento da campanha “UERN Pela Vida”. “Foi uma ação superpositiva, onde conseguimos atingir o nosso objetivo que era chamar atenção para o diálogo, quebrar o tabu sobre a importância de se falar sobre suicídio”, avalia o assessor da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional (DDO), Márcio Lopes.

Ao final do “Viva UERN Rio Branco” foi realizado um grande abraço coletivo, na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Dix-huit Rosado, como forma simbólica de abraçar a campanha e os cuidados com a saúde mental ao longo do ano.