“É difícil mensurar a importância da UERN para a educação básica no interior”, diz governadora

A governadora Fátima Bezerra, chanceler da UERN, foi escolhida para discursar em nome dos homenageados. Em seu discurso, ela agradeceu a homenagem recebida com o título de Doutora Honoris Causa e destacou a importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“Essa é uma homenagem também ao povo do Rio Grande do Norte, que ousou ao eleger uma professora para ser governadora do Estado, que veio das camadas populares, fazendo desta professora a primeira governadora de origem popular do Rio Grande do Norte”.

A governadora reconheceu a importância da UERN para a educação no interior do Estado. “É difícil mensurar a importância da UERN para a educação básica no interior. A maioria dos professores sai da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, declarou.

Lembrando sua origem na educação pública, Fátima disse que isso é fundamental para que ela trate a UERN com atenção especial. “Por isso que tenho a sensibilidade do que representa uma instituição que se materializa na vida das pessoas como a única oportunidade de chegar ao ensino superior”, lembrou.

Ela reforçou que sua identidade se confunde com a UERN. “A UERN é uma universidade com forte presença em praticamente todo o interior do Estado. Ouso dizer a vocês que minha identidade como professora e militante em defesa da educação se confunde com a UERN”, destacou.

A governadora lembrou das dificuldades que a educação do País enfrenta e conclamou os professores a se unirem: “Conclamo meus colegas professores que saibam que a democracia é imprescindível para o desenvolvimento da educação. Conclamamos vocês para a unidade nessa luta”.

Com parte considerável da equipe de governo formada por professores e egressos da UERN. “Tenho muito orgulho de ter tantos professores da UERN na minha equipe”, avaliou.

Ela disse que não vai admitir em seu governo que a UERN seja alvo de ataques. “As vozes do atraso ficaram para trás porque a UERN não é gasto, mas investimento. Não vou admitir que a UERN seja atacada”, avisou.

Fátima Bezerra reforçou as parcerias que a gestão dela tem com a UERN. “Já fizemos três convênios com a UERN para qualificação de servidores e numa parceria com a UERN também vamos aprimorar a nossa folha de pagamento através de um estudo”, declarou.

Ela reforçou que tem garantido os recursos para a UERN. “Apesar das dificuldades financeiras estamos cumprindo os compromissos e garantindo os empenhos. Pela primeira vez o FECOP está sendo direcionado à UERN e vai ser direcionado à assistência estudantil porque é importante garantir a permanência dos alunos”, disse.

Sobre a contrapartida de R$ 3 milhões para a emenda federal, ela disse que fez um grande esforço para garantir uma compensação dos recursos retirados da emenda federal de R$ 20 milhões da bancada federal. “Eu disse a Aldemir que se virasse e desse um jeito”, relatou.