Homenageados relatam alegria e admiração pela UERN durante Assembleia Universitária

Alegria e admiração pela UERN foram os principais sentimentos relatados pelos homenageados, na noite deste sábado (28), durante a Assembleia Universitária que celebrou os 51 anos da Universidade, no Teatro Dix-huit Rosado.

Em um dos momentos mais marcantes da noite, a governadora do Rio Grande do Norte, professora e chanceler da UERN, Fátima Bezerra, recebeu o título de Doutora Honoris Causa.

“Confesso para vocês que essa é uma noite muito especial, porque é uma grande honra receber o título de Doutora Honoris Causa, ao lado de pessoas merecidamente agraciadas. Não só na condição de governadora, mas também de professora, quero dizer que estou profundamente grata por esta homenagem tão importante e cheia de simbolismo”, frisa a governadora.

O título de Doutor Honoris Causa foi concedido ao professor e padre Charles Lamartine, diretor-geral da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. “A UERN tem todo um sentido na minha vida. Hoje sou padre em Mossoró por conta da Universidade. Eu era vocacionado na arquidiocese de Natal, mas o reitor do seminário de lá me disse para vir para Mossoró fazer faculdade. A UERN me trouxe pra Mossoró. Tenho certeza de que é a instituição mais importante de Mossoró”, relata padre Charles.

Em outro momento emocionante, recebeu o título de Professor Emérito o professor João de Deus Lima, cuja relação com a UERN teve início em 1979, quando ingressou no curso de Matemática (antigo curso de Ciências). Oito anos depois, ingressou na UERN como professor. “Essa homenagem pra mim é uma honra. Devo demais a essa Universidade”, comentou o professor.

Outra homenagem marcante foi feita à técnica-administrativa Eve Maria Souza e Silva, que recebeu o Diploma de Mérito Administrativo. Há 38 anos atuando como técnica da UERN, Eve já conhecia a Instituição desde criança, quando acompanhava sua mãe, também funcionária da UERN. “Minha relação com a UERN é de muito amor. A UERN é minha segunda família”, afirmou Eve, que atua no Gabinete da Reitoria.

A Assembleia também foi marcada pela entrega da Medalha da Abolição. Criada pela Lei Municipal 20/68, a medalha é entregue a personalidades que tenham se notabilizado na prestação de serviços à comunidade nas áreas de educação e cultura, sobretudo em benefício da UERN. Neste ano, a comenda teve como tema “Educação e Cidadania”.

Uma das homenageadas com a medalha, a professora Leideana Galvão Bacurau de Farias, presidente do Conselho Estadual de Educação, destacou a relevância das ações desenvolvidas pela Universidade. “A UERN é uma instituição com largos serviços prestados ao Rio Grande do Norte. É uma verdadeira satisfação receber hoje essa homenagem”.

Também foi agraciado com a medalha o jornalista César Santos, diretor-geral do Jornal De Fato. “Estou muito feliz por essa homenagem. Entendo que ela é extensiva a todos os profissionais de imprensa do Rio Grande do Norte, em especial de Mossoró, que sempre lutaram e resistiram junto com a UERN contra todo e qualquer ataque a esta Instituição.

Recebeu também a homenagem o professor João Lima Rocha Neto, fundador do Conservatório de Música da UERN. Lima Neto foi representado pelo professor Carlos Batista, do Departamento de Música. “Receber o convite de representar o professor João Lima Neto me dá uma imensa gratidão, uma vez que ele foi um dos idealizadores do antigo Conservatório de Música e da graduação em Música. Então, é uma honra para mim”, destacou Carlos Batista.