UERN comemora 51 anos neste sábado

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completa neste sábado, 28 de setembro de 2019, 51 anos de fundação.

Para celebrar a data, a Universidade realiza sua tradicional Assembleia Universitária, que contará com a presença de toda a comunidade acadêmica, composta por professores, técnicos administrativos e estudantes, além da comunidade em geral.

A Assembleia Universitária acontece às 17h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró. Diversas autoridades já confirmaram presença, entre elas a chanceler da UERN, a governadora Fátima Bezerra.

Tendo como marca forte a interiorização do ensino superior, a UERN forma a maioria dos professores que atuam no Estado, contribuindo, diretamente, para a erradicação do analfabetismo. Além disso, foi a responsável pela formação e fixação de profissionais liberais em diversas áreas no interior do Estado.

Criada em 28 de setembro de 1968, pela Lei Municipal nº 20/68, a UERN nasceu com o nome de Universidade Regional do Rio Grande do Norte – URRN, vinculada à Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Em 8 de janeiro de 1987, o então Governador do Estado, Radir Pereira, assinava a Lei Estadual nº 5.546, que estadualizou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

A Universidade chega aos seus 51 anos presente de forma direta com seus seis Campi nos municípios de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, sendo uma marca forte em todo o Rio Grande do Norte.

A Universidade oferta 58 cursos de graduação, todos reconhecidos, além de 22 mestrados e 4 doutorados. Mais de 90% do corpo docente da UERN é formado por mestres e doutores, resultado da política de capacitação que também alcança os servidores técnicos administrativos.

Outro número relevante é o percentual de estudantes da rede pública, que equivale a 82,9% do quadro discente. A UERN é uma Universidade inclusiva que reserva 50% das vagas para estudantes da rede pública e 5% das vagas para estudantes com deficiência. No início do ano, a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 10.480/2019, que institui a adoção da cota étnico-racial e do argumento de inclusão regional para o Processo de Seleção de Vagas Iniciais 2020 (PSVI), que acrescenta 10% à nota dos estudantes do Estado do RN no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A política de assistência estudantil é uma marca forte da atual gestão, com a conquista do voto paritário em 2016, e a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), em 2018, que possibilitou, entre outras conquistas, o aumento no número de bolsas ofertadas para os alunos em condição de vulnerabilidade social.

imos 5 anos, a UERN priorizou o processo de reconhecimento e renovação do reconhecimento dos seus cursos, o que resultou no Recredenciamento da Universidade pelo Conselho Estadual de Educação em abril de 2018. Nos últimos quatro anos foram entregues 6.745 diplomas no ato da colação de grau.