Culto aos orixás celebra 51 anos da UERN

Os 51 anos da UERN foram celebrados de forma especial na noite desta quarta-feira (25), no Campus Central, com um culto aos orixás.

Durante duas horas, alunos, professores e técnicos da Universidade acompanharam o culto, que ocorreu no pátio da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Na mesma noite, também no pátio da FAFIC, foi realizado o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais, que contou com a participação da deputada estadual Isolda Dantas e representantes dos povos de terreiro, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais, da Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas e da Secretaria Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Também participou da solenidade a professora Eliane Anselmo, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UERN, que ressaltou a importância da mobilização em defesa das comunidades tradicionais, sobretudo em um período de ameaças aos direitos das comunidades.

O reitor Pedro Fernandes, que também acompanhou a cerimônia e o culto aos orixás, destacou o esforço da UERN na busca por ações voltadas à redução das desigualdades e relembrou o empenho da Universidade para a institucionalização, ocorrida em janeiro deste ano, das cotas étnico-raciais no sistema de cota social da UERN. “Nós estamos sempre perseguindo a ideia de uma instituição inclusiva e socialmente referenciada”, frisou o reitor.