Deputado Sandro Pimentel assume compromissos com a UERN em audiência pública

Membros da comunidade acadêmica, representantes da classe política, entidades, sociedade civil organizada e população em geral se reuniram na tarde desta sexta-feira, 20, em audiência pública para debater sobre o futuro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Proposto pelo deputado estadual Sandro Pimentel, o encontro ocorreu no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

A mesa foi composta pelo deputado Sandro Pimentel; o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o presidente da FAPERN, Gilton Sampaio, representando a governadora Fátima Bezerra; o presidente da 12ª. DIREC, Jadson Arnaud, representando o secretário estadual de Educação, Getúlio Marques; Patrícia Barra, presidente da ADUERN; Elineudo Melo, presidente do SINTAUERN; Marcos Adriano, diretor de Políticas Educacionais da UNE; e Alexandro Nonato, diretor do ANDES/RN; e a coordenadora-geral do DCE/UERN, Rachel Souza.

“Nós fizemos questão de fazer esse debate aqui na UERN, no Campus de Mossoró, na semana do aniversário de 51 anos. Ao longo de décadas, a Instituição vem comprovando a sua qualidade e importância para o Estado. A UERN é patrimônio potiguar e precisamos debater questões relacionadas ao seu crescimento e fortalecimento”, declara o deputado.

Sandro Pimentel defendeu que é fundamental lutar pela autonomia financeira para a Instituição. “É importante que a UERN tenha a sua autonomia financeira”, frisa. A pauta é um das principais bandeiras de luta da comunidade acadêmica.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto apresentou alguns dados relativos à Universidade. Com relação ao investimento do Governo do Estado, ele informou que atualmente os recursos destinados à UERN equivalem a menos de 2% do orçamento estadual.

Ele afirmou ainda que apesar das dificuldades financeiras, a UERN tem conseguido avançar na sua missão de transformar vidas. “Hoje, 90% do corpo docente é formado por mestres e doutores, sendo sua maioria doutores. Somos a instituição com maior capilaridade na oferta de graduação e pós-graduação”, diz, ressaltando que são ofertados 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado.

Para além de oportunizar o acesso ao Ensino Superior, a UERN contribui de forma significativa para a educação básica, sendo a Universidade que forma a maioria dos professores da rede básica no interior do Estado. Ademais, a Instituição também atua na formação continuada destes professores.

O presidente da DIREC, Jadson Arnaud, lembrou sua história pessoal com a UERN e os avanços conquistados. “No curso de História, por exemplo, quando me formei, anos atrás, tinha apenas um professor mestre. Hoje, a maioria é de doutores. Essa é uma realidade dos demais cursos”, conta. Assim como ele, a UERN é protagonista na transformação de vidas de várias famílias potiguares. “Seria uma ingratidão dos seus egressos não defendê-la”, diz Arnaud.

O presidente da FAPERN, Gilton Sampaio, também destacou sua história com a UERN e exaltou a grandeza da Instituição no Estado. Ele ressaltou ainda o compromisso do Governo com a UERN e o empenho de desenvolver ações visando o seu fortalecimento.

Os representantes dos segmentos da Universidade ratificaram a importância da Instituição, sobretudo aos estudantes oriundos de escola pública. O presidente do SINTAUERN, Elineudo Melo, também defendeu a autonomia financeira para a UERN e a presidenta da ADUERN, Patrícia Barra, observou a necessidade de maior valorização do capital humano da UERN. A coordenadora-geral do DCE/UERN, Rachel Souza, enfatizou que é fundamental a comunidade se unir para defender a Universidade, para que possa cada vez mais oportunizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade.

Ao final da audiência, o deputado Sandro Pimentel colocou seu mandato à disposição na luta em defesa da UERN. “A Universidade ganhou um defensor”, frisa. Ele se comprometeu em destinar recursos de emendas à UERN e sensibilizar os demais deputados a também destinarem recursos de emendas. Além de apoiar a luta pela autonomia financeira da Universidade.