Aldemir Freire destaca papel da UERN para desenvolvimento do RN no VI CONgest

O secretário do Estado do Planejamento do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, proferiu palestra na noite desta terça-feira (03), dentro da programação do VI CONgest.

O secretário, que é graduado em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), afirmou que a atual gestão estadual entende a instituição como de fundamental importância para o desenvolvimento do Estado. “Eu conheço a importância da UERN no interior do Rio Grande do Norte e para o Estado do Rio Grande do Norte, mas também na minha vida pessoal. Eu sou o décimo filho e fui o primeiro a me formar lá em casa. Neste governo a UERN é um ponto central para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A UERN é parceira da gente. O Rio Grande do Norte vai junto sair dessa crise”, assegurou o secretário.

Aldemir Freire apresentou um panorama das finanças do Estado. Ele explicou o endividamento do RN e apresentou a estratégia de enfrentamento da crise fiscal adotada pelo governo Fátima Bezerra, com expectativa de melhorias a partir de 2021. “Nós vamos tirar esse Estado dessa crise. Ao final do nosso mandato, nós vamos ter tirado o Estado dessa crise. E nós temos uma estratégia para isso”, garantiu.

O diretor da Faculdade de Economia da UERN, Leovigildo Cavalcante agradeceu a presença do secretário Aldemir Freire na programação do CONgest. Ele fez a apresentação do palestrante, que foi seu aluno no curso de economia da UERN. “Tenho orgulho em dizer que fui professor do secretário de planejamento do Estado”, afirmou Leovigildo.

O reitor Pedro Fernandes falou sobre a relação de diálogo permanente entre a UERN e o Governo do Estado, e mais uma vez, colocou a capacidade instalada da Universidade à disposição do Governo do Rio Grande do Norte como ferramenta estratégica para seu desenvolvimento. “O secretário veio mostrar a situação do nosso estado e a situação daqui para a frente. Sua presença aqui é muito importante para toda a nossa comunidade. Você tem aqui uma capacidade instalada, uma comunidade que tem muito boa vontade em ver esse estado se desenvolvendo. Conte com essa Universidade”, afirmou Pedro Fernandes.

A noite contou com a apresentação cultural do Coral Josafá Inácio da Costa, composto por servidores e alunos da UERN e da Escola de Música da instituição.

O CONgest é uma realização da Faculdade de Economia (FACEM/UERN). Em sua sexta edição, o evento tem como tema central “Gestão e Desenvolvimento Sustentável”. A programação prossegue até o dia 6 de setembro, com atividades no Campus Central.

Confira AQUI a programação.