Professor da UERN coordenará simpósio temático em seminário internacional sobre gênero

O professor de Literaturas Hispânicas do Departamento de Letras Estrangeiras da UERN, José Veranildo Lopes da Costa Júnior, coordenará o Simpósio Temático “Resistência e Dissidência sexual na Literatura Latino-americana: uma crítica ao autoritarismo”, dentro da programação do IX Seminário Internacional Desfazendo Gênero. O evento será realizado em novembro, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O Simpósio Temático será desenvolvido em parceria com os professores Anselmo Peres Alós, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Wanderlan da Silva Alves, do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Thays Keylla de Albuquerque do Departamento de Letras da UEPB.

Segundo o professor, o simpósio busca pensar como a crítica feminista configura um campo amplo e heterogêneo de estudos que incorpora muitas vertentes teóricas e abordagens. Foi a partir das investigações das teorias feministas que emergiram os estudos de masculinidades (em especial aqueles que dedicam atenção às masculinidades subalternizadas), os estudos de gênero, os estudos gays e lésbicas e a teoria queer, caminhos que possibilitaram simultaneamente o questionamento dos cânones estéticos e das premissas heteronormativas que pautam o sistema valorativo nos estudos sobre arte, literatura e cultura.

O Simpósio visa discutir “como a literatura latino-americana, a partir das vozes dos exilados sexuais, dos sujeitos abjetos e dos dissidentes de gênero, tem respondido aos abusos, aos desmandos do poder e ao terrorismo de Estado da cultura etnocêntrica, patriarcal e heteronormativa mascarados de nacionalismo”. O debate terá ênfase nas experimentações e o questionamento realizados no campo dos estudos literários pela teoria queer e a textualização de diferentes formas de contestação e de resistência frente ao poder estatal no campo da produção literária latino-americana.

Durante o Seminário Internacional Desfazendo Gênero, o professor José Veranildo Lopes da Costa Júnior também apresentará uma comunicação oral intitulada “Revoluções homossexuais afrobolivianas em Edson Hurtado”.

Os interessados também podem submeter trabalhos para participação do Seminário até 8 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.