UERN apresenta relatório sintético da FUERN em reunião da Frente Parlamentar e Popular

Aconteceu nesta sexta-feira (23) a primeira reunião da Frente Parlamentar e Popular em Defesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no ano de 2019.

O reitor Pedro Fernandes, a vice-reitora Fátima Raquel e integrantes da equipe de gestão da UERN participaram da reunião e apresentaram um panorama dos investimentos em ensino, pesquisa e extensão da Universidade, além de questões orçamentárias referentes à custeio e folha de pessoal.

Durante a reunião, Pedro Fernandes falou sobre a importância da Frente, no sentido de congregar diversas instituições e pessoas em torno da causa da UERN e ressaltou a relação da Câmara Municipal com a Universidade, onde a Câmara de Mossoró teve papel fundamental nos processos de criação e estadualização da FURN, atual FUERN.

Pedro Fernandes falou ainda sobre o papel transformador da Universidade, destacando a emoção dos alunos concluintes e suas famílias nas solenidades de colações de grau realizadas pela instituição. “São momentos tomados de emoção, pois aquelas pessoas sabem da importância daquele diploma para as suas vidas e para a vida de suas famílias. Muitas vezes aquele concluinte é o primeiro em todo o seu núcleo familiar a ter um diploma de graduação”, afirmou.

Outro assunto abordado foi a autonomia financeira da UERN. O reitor comparou o Rio Grande do Norte com o estado da Paraíba, que mantém uma universidade estadual com autonomia financeira, apesar do PIB da Paraíba ser inferior ao do Rio Grande do Norte. Ele também explicou o trabalho desenvolvido pela gestão em captar recursos federais junto à bancada potiguar, na forma de emendas. “Iremos chegar a 63 milhões de recursos captados em investimento em 7 anos. Qual outro instrumento no nosso Estado tem essa capacidade de captação de recursos?”, questionou o reitor.

Pró-reitora adjunta de Planejamento, a professora Elizabeth Veiga apresentou o relatório contendo informações sobre investimento em ensino, pesquisa e extensão; a execução financeira e orçamentária da UERN em 2019 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2020, com as perspectivas para a Lei Orçamentária Anual/2020, além do perfil socioeconômico dos alunos da UERN e o potencial de atuação da Universidade.

O vereador Francisco Carlos, que é professor da UERN e presidente da Frente, explicou seu objetivo. “A Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN foi criada em 2016, com um perfil suprapartidário, com o objetivo de congregar apoios, especialmente de fora da Universidade, para fortalecer a luta em defesa da Instituição.

Participaram da reunião a vereadora Sandra Rosado, que reafirmou o compromisso em defesa da Universidade; a ex-coordenadora-geral do DCE, Glisiany Plúvia, representando a deputada Isolda Dantas; a professora Hubeônia Alencar; o técnico-administrativo Jônatas Marques e o presidente da PREVI, Euviro Rebouças, além de professores, técnicos-administrativos, alunos da UERN e assessores parlamentares da Câmara Municipal.