Deputado Francisco do PT visita Reitoria da UERN e se apresenta como defensor da Universidade

O Deputado Estadual Francisco do PT visitou a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nesta segunda-feira (19). Ele foi recebido pelo reitor Pedro Fernandes, pela vice-reitora Fátima Raquel Morais e integrantes da equipe de gestão da Universidade.

Durante a visita, o deputado se apresentou como defensor da UERN na Assembleia Legislativa. Francisco do PT é membro da comissão de educação da Assembleia e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e Institutos Federais. “Como professor que sou, como deputado e como cidadão tenho o compromisso em defender esta Universidade na Assembleia Legislativa. Reconheço sua importância para o desenvolvimento do Estado, especialmente no interior do Estado”, argumentou o deputado.

O deputado Francisco do PT também reconheceu o valor da UERN para o desenvolvimento de sua região. “Não sou egresso da UERN e apesar de não ter uma unidade da Universidade em minha cidade, sei do tamanho da importância da presença do Campus de Caicó para o desenvolvimento daquela região, e é por isso que sou um defensor dessa Instituição. Estamos firmes, fortes e à disposição para defender a UERN”, afirmou.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu a presença do deputado Francisco do PT na UERN. Ele apresentou um panorama da Instituição, que possui a maior parte de seus alunos oriundos de escolas públicas do Rio Grande do Norte. Ele também falou sobre o papel fundamental que a UERN desempenha na formação de professores da educação básica. “O senhor é licenciado em geografia e sabe que no Rio Grande do Norte somente a UERN e a UFRN formam professores de geografia, e de tantas outras áreas”, afirmou.

O reitor ainda apresentou alguns dados sobre o impacto da UERN nas finanças do Rio Grande do Norte, que é de menos de 2% do Orçamento do Estado. Pedro Fernandes também falou sobre o papel estratégico da UERN em proporcionar a democratização da pós-graduação, ao oferecer 22 cursos de mestrado e quatro de doutorado no interior do Estado, e o desafio de fixar mestres e doutores fora dos grandes centros.

Pedro Fernandes também esclareceu algumas inverdades sobre a UERN, no que diz respeito a servidores que recebem acima do teto salarial. “Desde junho de 2014, todos os servidores da UERN, inclusive aposentados, recebem até o teto estipulado para servidores públicos”, garantiu o reitor.

O tema autonomia financeira também foi discutido durante a visita. O reitor Pedro Fernandes apresentou alguns argumentos, fazendo um comparativo com os estados vizinhos da Paraíba e do Ceará. “A Paraíba tem uma universidade estadual, e com autonomia financeira. O Ceará possui três universidades estaduais. Questionar a manutenção da UERN é questionar o seu maior patrimônio”, argumentou Pedro Fernandes.

O reitor aproveitou a oportunidade para convidar o deputado Francisco do PT a participar da Assembleia Universitária, a se realizar no dia 28 de setembro, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, ocasião em que serão comemorados os 51 anos de fundação da Instituição.