Professores e alunos da UERN ministram palestras na Campus Party Natal 2019

A tecnologia está inserida, cada vez mais, no cotidiano das pessoas. Usamos aplicativos para monitorar vários aspectos de nossas vidas – quantidade de passos, batimentos cardíacos, desempenho físico e até para nos lembrar de tomar água. Esse assunto foi abordado na palestra IOT na Saúde, ministrada pela professora Dra. Cicília Maia, chefe de Gabinete da UERN, no palco Coders, da Campus Party Natal 2019.

“A Internet das Coisas na área da saúde busca compreender toda essa transformação digital e social que estamos vivenciando. Temos objetos à nossa disposição – através de celular, equipamentos e sensores – que podem conversar entre si e nos oferecer uma melhor qualidade de vida”, afirmou Cicília Maia, acrescentando que essa área também oferece muitas possibilidades de pesquisas acadêmicas, além de oportunidades mercadológicas.

“Nesse ano o Governo do Estado viabilizou a participação dos servidores e isso foi muito bom. A gente vê um evento dessa magnitude, dinâmico e com diversas formas de apresentações que possibilitam a imersão de nossos estudantes e servidores. É uma troca muito legal de conhecimento”, destacou Pedro Fernandes.

O reitor Pedro Fernandes prestigiou a palestra e visitou outras áreas da Campus Party. Um dos esses espaços foi a Campus Future, onde a UERN tem um projeto exposto – trata-se do Teste Motor Infantil (TMI) desenvolvido pela Faculdade de Educação Física (FAEF/UERN), sob a coordenação do Prof. Dr. Humberto Jefferson, diretor da FAEF. O projeto conta com a participação dos alunos Daniel Neves, Liebson Henrique e Thiago Alefy e do prof. Dr. Adalberto Veronese.

Dividida em três áreas – Open Campus, Arena e Camping – a Campus Party Natal 2019 reúne um público diverso, movido pela curiosidade e interesse em inovação e tecnologia. A UERN, parceira do evento, participa ativamente por meio dos estudantes, professores e técnicos. A estimativa, de acordo com a profa. Cicília Maia, é que mais de 300 pessoas da UERN estejam participando do evento.

“Conseguimos trazer nossos alunos e servidores com transporte e ingresso, além disso, temos estudantes acampados vivendo essa imersão tecnológica”, destacou Cicília.

Outro palestrante que transmitiu aos espectadores parte da experiência e das atividades desenvolvidas na UERN foi o egresso Alex Aquino, formado em Ciência da Computação, que ministrou a palestra “Interface cérebro-máquina”.

Durante a palestra, Alex Aquino apresentou estudos recentes utilizados por esse tipo de tecnologia para contribuir para a reabilitação de pessoas com lesão medular severa ou patologias que afetam os movimentos do corpo. O estudo sobre o assunto começou ainda na graduação, que resultou no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a interação inseto-máquina.

“Meu TCC foi de extrema importância para que eu adquirisse conhecimento na área de neurociência e interface cérebro-máquina, pra realizar essas pesquisas”, destacou.

A programação da Campus Party Natal terá continuidade neste domingo no Centro de Convenções de Natal, com palestras, workshops, competições e atividades diversas relacionadas a criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital..