Restaurante Popular na UERN oferta as principais refeições a preços populares

Dentro do programa de segurança alimentar da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, o Restaurante Popular do Campus Central ampliou a cobertura de serviços para a comunidade acadêmica. Assim, atualmente a unidade oferece café da manhã, almoço e jantar a preço popular.

Por dia são ofertadas mais de 1.500 refeições, sendo 325 cafés, 900 almoços e 300 jantares. Com apenas R$ 2 por dia é possível fazer as principais refeições no Restaurante Popular do Campus Central, beneficiando os estudantes, em especial àqueles que passam o dia todo, ou dois turnos, na UERN.

Todas as refeições servidas são preparadas por nutricionistas da Secretaria de Estado, do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e contam com um cardápio balanceado. O café da manhã é composto por café, pão, leite, bolacha, suco, cuscuz, frutas e produtos regionais. O almoço tem um cardápio variado e nutritivo. E no jantar, é ofertada sopa que poderá ser de carne, feijão, jerimum e batata, acompanhada de pão, biscoito ou torradinhas, café ou chá.

A oferta das três principais refeições no Restaurante Popular representa uma grande ajuda à permanência dos estudantes na Universidade, reduzindo os gastos com alimentação. A acadêmica Maria da Glória Soares, do curso de Matemática, é da cidade de Serra do Mel e estuda nos turnos vespertino e noturno. A possibilidade de ter acesso às refeições do restaurante nos três turnos é bastante positiva para os alunos, principalmente àqueles que moram em outras cidades. “Quando eu venho já gasto com passagem. Gastar R$ 0,50 para jantar é muito bom. É um preço acessível por uma comida de qualidade”, declara Maria da Glória.

Os benefícios do Restaurante Popular ultrapassam os muros da Universidade, alcançando moradores de bairros circunvizinhos. O aposentado Francisco Antônio Bezerra, morador do conjunto Vingt Rosado, já costuma fazer as refeições na UERN e está bastante satisfeito com a ampliação do serviço. “Eu moro só, e fica melhor vir aqui, pois não me preocupo em fazer comida. O preço e a comida estão bons”, afirma.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio da Costa Torres destaca que o Restaurante Popular no Campus Central é fruto do apoio e diálogo constante com o Governo do Estado, por meio da SETHAS, e a expansão do serviço integra a pauta do Movimento Estudantil da UERN. “É necessário destacar essa importante parceria que temos com a SETHAS. Toda a equipe da SETHAS tem se empenhado em consolidar a parceria com a UERN, sobretudo a secretária Íris Oliveira que tem se mostrado solícita às nossas pautas”, frisa.

Ele enfatiza que o serviço do Restaurante Popular está dentro das ações da Política de Assistência Estudantil. “O reitor Pedro Fernandes sempre reforça que devemos priorizar a assistência estudantil como centralidade. Por isso, a PRAE tem atuado no sentido de garantir a expansão das ações de assistência com foco na permanência do aluno na instituição. O restaurante popular representa garantia de segurança alimentar para nossos alunos carentes, em situação de vulnerabilidade social”, finaliza.

REFEIÇÕES SERVIDAS DIARIAMENTE
325 cafés – R$ 0,50