UERN participa de instalação de Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte instalou nesta segunda-feira (15) mais uma câmara setorial com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor e de cadeias produtivas identificando os principais problemas da área. Desta vez, o setor contemplado foi a Pesca e Aquicultura.

Esta é a terceira câmara setorial criada pela governadora Fátima Bezerra. As outras contemplam o setores da indústria e do comércio e serviços. A solenidade de instalação foi realizada na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e contou com a participação de representantes de diversas instituições públicas e privadas, dentre elas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A UERN estava representada pelo reitor Pedro Fernandes e pela chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia. O reitor falou em nome das instituições de ensino superior presentes. Ele defendeu mais uma vez a aproximação entre a academia e os setores produtivos do Rio Grande do Norte, como forma de potencializar o desenvolvimento econômico do Estado a partir da expertise instalada nas universidades.

“As pesquisas realizadas por nossos alunos e professores precisam se encaixar na cadeia produtiva. Não adianta mais estudar o que está lá fora. Temos que estudar a nossa realidade e buscar soluções para os nossos problemas. Essas câmaras promovem encontros. Nesta mesa está todo mundo abraçado em torno de um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o reitor.

De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a maior importância das câmaras setoriais está na possibilidade de diálogo entre o Governo, a sociedade civil e entidades públicas e privadas. “Entendemos o quanto é necessário aproximarmos o diálogo com as instituições e a população para estreitarmos os laços do setor produtivo. O que o nosso povo mais precisa é de emprego e é isso que estamos buscando aqui”, afirmou a governadora.

Secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado destacou a importância da união entre todos os segmentos. “O RN tem muitas riquezas naturais, basta agregarmos valor e estamos fazendo isso; promovendo um melhor engajamento dos setores produtivos para que, de fato, possa haver o desenvolvimento do Estado. Todos aqui querem a mesma coisa, que é um RN melhor e mais feliz”, afirmou.

O secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, falou sobre a importância da pesca potiguar no cenário nacional. Segundo o secretário, o RN responde por 80% do atum exportado pelo Brasil, inclusive para o mercado norte-americano. “A pesca é hoje nosso terceiro item da pauta de exportações do RN”, afirmou.

Participaram da instalação da Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura, o vice-governador Antenor Roberto, e representantes da Ufersa, UFRN, IFRN, Escola Agrícola de Jundiaí, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Agência de Fomento do RN, Sebrae, Idema, Setur, SET, Fepern, Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Fecomércio e Superintendência Federal da Agricultura no Estado do RN.